Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Editorial

Poderá ser escrito pelos Editores ou solicitados, pelos Editores, a especialistas da área. Os assuntos de caráter político deverão ser aprovados pelo Conselho Editorial.

Artigos Originais

Novas informações de interesse relacionadas à pesquisa experimental, aplicações (assistência ou educação), desenvolvimento ou suporte em telemedicina e telessaúde. Deve ser composto por Introdução, Objetivo, Metodologia, Resultados, Discussão e Conclusão. Devem cumprir os seguintes requisitos:

  1. Palavras: até 5000, excluindo referências bibliográficas, tabelas e figuras.
  2. Referências: até 20.
  3. Tabelas/Figuras: até 8. No caso de figuras compostas por partes, estas serão consideradas individualmente.
  4. Resumo/Abstract: até 200 palavras. Devem conter os itens: Objetivo, Materiais e Métodos, Resultados e Conclusão (Abstract: Aims, Materials and Methods, Results and Conclusion).
  5. De 3 a 6 keywords, preferencialmente de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) ou com o Medical Subject Headings (MeSH) da National Library of Medicine (http://www.nlm.nih.gov).

Artigos de Revisão

São artigos de síntese de assuntos bem estabelecidos, com análise crítica da bibliografia consultada e conclusões. Devem cumprir os seguintes requisitos:

  1. Palavras: até 4000, excluindo referências bibliográficas, tabelas e figuras.
  2. Referências: até 50.
  3. Tabelas/Figuras: até 16. No caso de figuras compostas por partes, estas serão consideradas individualmente.
  4. Resumo/Abstract: até 200 palavras. Os resumos não devem ser divididos em itens. Referências não devem ser citadas nos resumos dos trabalhos.
  5. De 3 a 6 keywords, preferencialmente de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) ou com o Medical Subject Headings (MeSH) da National Library of Medicine (http://www.nlm.nih.gov).

Relatos de Experiência

Breve discussão de uma experiência com características singulares de interesse para a temática. Deve ser composto por introdução, relato da experiência, discussão e comentários finais. Devem cumprir os seguintes requisitos:

  1. Palavras: até 700, excluindo referências bibliográficas, tabelas e figuras.
  2. Referências: até 8.
  3. Tabelas/Figuras: até 4. No caso de figuras compostas por partes, estas serão consideradas individualmente.
  4. Resumo/Abstract: até 60 palavras. Os resumos devem estabelecer: a) O que foi feito; b) qual foi o achado; c) qual foi a conclusão. Estas informações não devem ser divididas em itens. Referências não devem ser citadas nos resumos dos trabalhos.
  5. De 3 a 6 keywords, preferencialmente de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) ou com o Medical Subject Headings (MeSH) da National Library of Medicine (http://www.nlm.nih.gov).

Resumo de Teses

Deverão conter o mesmo conteúdo do resumo da dissertação/tese apresentada a uma Universidade. Devem ser compostos por Introdução, Objetivos, Materiais e Métodos, Resultados e Conclusões. Não há revisão do texto dos Resumos de Teses. Lembramos que a publicação do resumo não impede a posterior publicação do trabalho completo em qualquer periódico. Devem cumprir os seguintes requisitos:

  1. Palavras: até 500.
  2. Resumo/Abstract: até 60 palavras. Os resumos devem estabelecer: a) O que foi feito; b) qual foi o achado; c) qual foi a conclusão. Estas informações não devem ser divididas em itens. Referências não devem ser citadas nos resumos dos trabalhos.
  3. De 3 a 6 keywords, preferencialmente de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) ou com o Medical Subject Headings (MeSH) da National Library of Medicine (http://www.nlm.nih.gov).
  4. Nome completo do(s) autor(es) e do(s) orientador(es).
  5. Certificado de aprovação pelo programa de pós-graduação.

Cartas ao Editor

Críticas a matérias publicadas, de maneira construtiva, objetiva e educativa. As discussões de assuntos específicos serão publicadas a critério dos editores.

  • Palavras: até 500.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.