DIGITALIZAÇÃO DE FILMES RADIOGRÁFICOS UTILIZANDO COSTURA DE IMAGENS
DOI:
https://doi.org/10.12957/jbrastele.2013.6416Λέξεις-κλειδιά:
digitalização de radiografias, costura de imagens, imagens radiográficasΠερίληψη
Esta dissertação propõe um método de digitalização de filmes radiográficos que utiliza um scanner de transparências convencional de baixo custo (scanner de mesa A4) e de um software de costura de imagens especialmente desenvolvido neste projeto. Este sistema faz aquisições parciais da imagem radiográfica, devido à diferença de tamanho entre o formato A4 (tamanho da área de digitalização do scanner de mesa) e o tamanho normal de um filme radiográfico. Dependendo do tamanho, um filme é escaneado duas ou quatro vezes. Com o intuito de juntar as partes da imagem digitalizada, desenvolveu-se um software que reconhece as partes da imagem armazenadas em arquivos de entrada temporários do sistema. Em seguida, por intermédio de um algoritmo de costura, fusionam-se as partes e a imagem digitalizada completa retorna como arquivo de saída. Este processo de costura venceu desafios como a não uniformidade do brilho nas imagens parciais, inclinação das imagens no momento de serem escaneadas e erros humanos no momento da aquisição parcial por parte do usuário.Λήψεις
Δημοσιευμένα
2013-03-01
Τεύχος
Ενότητα
Resumo de Teses
Άδεια
Os Direitos Autorais para artigos publicados no Jornal Brasileiro de TeleSSaúde (JBT) são do autor, resguardando-se os direitos de primeira publicação para o Jornal. Em virtude da aparecerem no JBT, os artigos são de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para uso em aplicações educacionais e não-comerciais, de acordo com o modelo CC 3.0 adotado por este Jornal:
O Jornal Brasileiro de TeleSSaúde de http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/jbtelessaude é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.