UMA TÉCNICA BASEADA EM IMAGENS PARA CORREÇÃO DA POSTURA DE PACIENTES NA AQUISIÇÃO DE TERMOGRAFIAS

Autor/innen

  • Denival Araujo dos Santos IFPI
  • Leandro Augusto Frata Fernandes Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.12957/jbrastele.2013.9563

Schlagworte:

Posicionamento, imagens térmicas, extração de ROI

Abstract

Introdução e Objetivo: Este trabalho apresenta uma técnica desenvolvida para auxiliar no processo de captura de imagens térmicas de mama, na posição de captura T2 modificada, para diagnóstico de câncer de mama.

Material e Método: No desenvolvimento da técnica contamos com 49 termografias adquiridas na posição de captura T2 do banco de dados da Universidade Federal Fluminense. Destas, 32 foram capturadas sob a utilização de protocolo de captura estático e 17 de dinâmico com ventilação e álcool.

Resultados: Para validação dos resultados, utilizamos um software de segmentação de mama, desenvolvido pela UFF, que considera como postura correta quando se consegue extrair a ROI. Em 42 imagens (85,71%) conseguimos resultados iguais entre as duas abordagens, com diferença em apenas 7 imagens (14,29%).

Conclusões: A técnica mostrou-se robusta na verificação, para correção, da postura de pacientes que são submetidos a exames de termografia, o que possibilita, a partir da postura correta, um melhor imageamento das estruturas da mama que sejam úteis para diagnósticos médicos mais precisos, além de auxiliar métodos de diagnóstico assistido por computador.

Autor/innen-Biografien

Denival Araujo dos Santos, IFPI

Professor do IFPI – Mestre em ciência da computação

Leandro Augusto Frata Fernandes, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professor da UFF – Doutor em ciência da computação.

Veröffentlicht

2013-12-01

Ausgabe

Rubrik

Artigos Originais