AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DIGITAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROMOTORES DE SAÚDE EM UMA EXPERIÊNCIA INTERPROFISSIONAL

Autor/innen

  • Ana Claudia Camargo Gonçalves Germani Universidade de São Paulo (USP)
  • Alfredo Almeida Pina de Oliveira Universidade de São Paulo (USP)
  • Anna Maria Chiesa Universidade de São Paulo (USP)
  • Mario Ferreira Junior Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.12957/jbrastele.2014.10230

Schlagworte:

Tecnologia Educacional, Formação de Recursos Humanos, Promoção da Saúde, Relações Interprofissionais

Abstract

Introdução e Objetivo: Descrever e analisar a utilização de recursos didáticos digitais em experiência semipresencial de formação interprofissional em promoção da saúde, com e sem apoio de tutoria.

Material e Método: A população foi constituída por 211 alunos de três edições do Curso “Práticas em Promoção da Saúde” da Faculdade de Medicina da USP. Os recursos, desenvolvidos com softwares livres, foram: blog, grupo de e-mails e palavras-cruzadas, oferecidos igualmente em 2007 e 2008, porém neste último ano associados a um trabalho de tutoria. O impacto na aprendizagem foi avaliado qualitativamente, por meio de grupo focal e quantitativamente, por meio de contadores próprios dos softwares de blog e grupo de e-mails.

Resultados: Maior utilização das tecnologias ao longo do curso, sendo que a tutoria e a proximidade das provas aumentaram a média de visitas ao blog, do número de alunos participantes no grupo de e-mails e do número de mensagens enviadas. A avaliação quali-quantitativa mostrou impacto dos recursos didáticos no domínio do aprender a conhecer.

Conclusões: A utilização do blog e grupo de e-mails aumentou durante o estudo, sobretudo com foco no conteúdo. Por outro lado, a tutoria somada aos recursos didáticos voltados à interação mostraram diferenças significativas nas formas de troca no grupo de e-mails, o que pode ser relacionado com o aprender a conviver.

Autor/innen-Biografien

Ana Claudia Camargo Gonçalves Germani, Universidade de São Paulo (USP)

Médica, Professora do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil; 2. Doutorando, Enfermeiro, Educador em Saúde Pública do Centro de Ensino e Pesquisa em Promoção da Saúde, Serviço de Clínica Geral, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil;

Alfredo Almeida Pina de Oliveira, Universidade de São Paulo (USP)

Doutorando, Enfermeiro, Educador em Saúde Pública do Centro de Ensino e Pesquisa em Promoção da Saúde, Serviço de Clínica Geral, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil;

Anna Maria Chiesa, Universidade de São Paulo (USP)

Enfermeira, Professora Associada do Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil;

Mario Ferreira Junior, Universidade de São Paulo (USP)

Médico, Diretor do Centro de Ensino e Pesquisa em Promoção da Saúde, Serviço de Clínica Geral, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Veröffentlicht

2014-03-01

Ausgabe

Rubrik

Artigos Originais