O IDEAL DA MUDANÇA E OS ATAQUES NOS SPOTS DO PRIMEIRO TURNO DAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 2014
DOI:
https://doi.org/10.12957/intratextos.2022.88819Palavras-chave:
Eleições 2014, Presidência, Spots, Propaganda Eleitoral.Resumo
Este artigo analisa as inserções conhecidas como spots na programação de televisão dos candidatos à presidência da república no Brasil em 2014. Estas propagandas curtas são conhecidas por terem maior penetração no eleitorado. A hipótese principal está baseada no uso do discurso de mudança levantado pelas manifestações de 2013 e seus efeitos nas propagandas. Em adição a isto, o trabalho também tenta mostrar que nas inserções, a campanha se pautou mais em promoção pessoal do que ataques. Para tanto, os denominados “filmetes” pelo TSE, serão catalogados em três características: discussão de propostas, promoção pessoal e ataques. Por questão de metodologia, só serão analisadas as inserções do primeiro turno dos candidatos Dilma Rousseff, Aécio Neves e Marina Silva. Estes três candidatos também possuíam o maior tempo de spots na televisão devido a suas coligações. Neste sentido, o trabalho busca compreender o uso da propaganda na televisão fora dos blocos de HGPE.
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