O IDEAL DA MUDANÇA E OS ATAQUES NOS SPOTS DO PRIMEIRO TURNO DAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 2014

Autores

  • Luma Doné Miranda

DOI:

https://doi.org/10.12957/intratextos.2022.88819

Palavras-chave:

Eleições 2014, Presidência, Spots, Propaganda Eleitoral.

Resumo

Este artigo analisa as inserções conhecidas como spots na programação de televisão dos candidatos à presidência da república no Brasil em 2014. Estas propagandas curtas são conhecidas por terem maior penetração no eleitorado. A hipótese principal está baseada no uso do discurso de mudança levantado pelas manifestações de 2013 e seus efeitos nas propagandas. Em adição a isto, o trabalho também tenta mostrar que nas inserções, a campanha se pautou mais em promoção pessoal do que ataques. Para tanto, os denominados “filmetes” pelo TSE, serão catalogados em três características: discussão de propostas, promoção pessoal e ataques. Por questão de metodologia, só serão analisadas as inserções do primeiro turno dos candidatos Dilma Rousseff, Aécio Neves e Marina Silva. Estes três candidatos também possuíam o maior tempo de spots na televisão devido a suas coligações. Neste sentido, o trabalho busca compreender o uso da propaganda na televisão fora dos blocos de HGPE.

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Publicado

2024-12-24

Como Citar

Miranda, L. D. (2024). O IDEAL DA MUDANÇA E OS ATAQUES NOS SPOTS DO PRIMEIRO TURNO DAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 2014. Revista Intratextos, 13(2), 51–72. https://doi.org/10.12957/intratextos.2022.88819