DO PNE 2014 A CONAE 2024:

QUE EDUCAÇÃO QUEREMOS?

Autores

  • Marcele Frossard UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

DOI:

https://doi.org/10.12957/intratextos.2022.88817

Palavras-chave:

Educação; , Democracia, Políticas Públicas

Resumo

Este artigo examina os conflitos no campo educacional no Brasil, focando na relação entre educação e democracia. Destaca como decisões sobre currículo, diversidade, inclusão e gênero refletem disputas sociais mais amplas. Diversos atores buscam inserir suas agendas políticas na educação, enquanto questionamentos sobre a educação pública e propostas de privatização minam seu reconhecimento como um direito universal. Diferentes modelos de participação política – consensual ou agonística – mostram abordagens diversas para influenciar a educação. O modelo democrático brasileiro permite ambos os métodos de participação, mas questões mais profundas sobre as visões futuras da sociedade e objetivos educacionais permanecem sem solução. A falta de diálogo e posições rígidas impedem a criação de novos projetos nacionais, levantando perguntas fundamentais sobre a educação e a sociedade desejadas. Analisar a história recente e a articulação entre tempo, subjetividade e pertencimento é crucial para abordar essas questões.

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Publicado

2024-12-24

Como Citar

Frossard, M. (2024). DO PNE 2014 A CONAE 2024:: QUE EDUCAÇÃO QUEREMOS?. Revista Intratextos, 13(2), 21–32. https://doi.org/10.12957/intratextos.2022.88817