COMO A SOCIOLOGIA APARECE NO LIVRO DIDÁTICO DO PNLD 2021?
UMA ANÁLISE DA COLEÇÃO CONEXÕES E O PERFIL DOS AUTORES
DOI:
https://doi.org/10.12957/intratextos.2024.81344Palavras-chave:
Sociologia Escolar, Livros didáticos, Ensino de Sociologia, Programa Nacional do Livro e do Material Didático, Base Nacional Comum CurricularResumo
O artigo realizou uma análise sobre a presença da Sociologia como disciplina curricular no livro didático do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em sua edição de 2021. O material empírico selecionado foram os seis volumes da coleção Conexões (Editora Moderna) dedicados às Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Observamos essa distribuição a partir da leitura dos livros e articulamos essa disposição com a formação acadêmica, trajetória profissional e endereço laboral dos autores a partir das informações coletadas na Plataforma Lattes e complementadas em outros plataformas como o Escavador. Chegamos, portanto, a reflexão de que indicadores como área de formação, sexo, escolaridade, experiência na educação básica e local de trabalho podem se relacionar com a maneira pela qual a disciplina se apresenta em termos de conteúdo, conceito e tema a partir da Reforma, influenciando na forma como a Sociologia está representada no Novo Ensino Médio.
Palavras-chave: Sociologia Escolar, Livros didáticos, Ensino de Sociologia, Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
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