A educação inclusiva em Moçambique

um estudo a partir do Centro de Recursos de Educação Inclusiva Eduardo Mondlane

Autores

  • Dulcídio Cossa Universidade Federal de Sergipe
  • Martinho Afonso Pelembe Universidade Save - Moçambique

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Ciclo de análise de políticas, Necesidades educativas especiais, Escolas regulares

Resumo

O presente trabalho discute a educação inclusiva em Moçambique como política pública educacional, com vista a compreender, através do ciclo de análise de políticas proposto por Stephen Ball, Richard Bowe e Anne Gold (1992), conforme sistematizado por Mainardes (2006), que influências estão por detrás da introdução desta modalidade de ensino. A pesquisa foi instigada pela seguinte questão: o que é educação inclusiva e como funciona esta modalidade de ensino em Moçambique? Para a materialização do estudo recorremos aos desígnios da pesquisa quanti-qualitativa, com realce na análise de documentos normativos que tratam das políticas educacionais, auxiliada por trabalhos similares já realizados, complementados por um trabalho de campo realizado num Centro de Recursos de Educação Inclusiva na Província de Gaza. O trabalho analisa a política de educação inclusiva considerando a génese, o percurso histórico da educação inclusiva em Moçambique e a influência das instituições multilaterais na educação como um direito básico. Os resultados demonstram que as políticas educacionais são abrangentes, mas, se pensadas no contexto da inclusão de alunos com necessidades educativas especiais (NEE), ainda não respondem às necessidades deste grupo vulnerável.

Biografia do Autor

Dulcídio Cossa, Universidade Federal de Sergipe

Também conhecido pelo seu nome africano “Nyimpini Khosa”. Doutor em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPCIS), Instituto de Ciências Sociais (ICS), Departamento de Antropologia. Bolsista CAPES – Brasil. Professor e pesquisador da Universidade Federal de Sergipe (UFS) – Brasil, Programa de Pós-graduação Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA). Professor-pesquisador na Universidade Aberta ISCED – Moçambique, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.  Artista, escritor, cientista social, sociólogo e antropólogo, é autor do livro Mhamba ya Ukanyi (O Ritual de Ukanyi): uma tradição na modernidade, e de diversos artigos publicados em revistas científicas, jornais e capítulos em livros. E-mail: dmacossa@gmail.com

Martinho Afonso Pelembe, Universidade Save - Moçambique

Mestrando em Educação/Currículo (UniSave). Licenciado em ensino de Português pela UP-Gaza. Pós-graduado em Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa pelo Instituto AVM- Faculdade Integrada do Brasil (Rio de Janeiro). Professor secundário no ensino público em Moçambique. E-mail: pelembemartinho@gmail.com

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Publicado

2024-10-01

Como Citar

Cossa, D., & Pelembe, M. A. (2024). A educação inclusiva em Moçambique: um estudo a partir do Centro de Recursos de Educação Inclusiva Eduardo Mondlane. Revista Intratextos, 14(2), 1–26. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/intratextos/article/view/81240