A educação inclusiva em Moçambique
um estudo a partir do Centro de Recursos de Educação Inclusiva Eduardo Mondlane
Palavras-chave:
Educação inclusiva, Ciclo de análise de políticas, Necesidades educativas especiais, Escolas regularesResumo
O presente trabalho discute a educação inclusiva em Moçambique como política pública educacional, com vista a compreender, através do ciclo de análise de políticas proposto por Stephen Ball, Richard Bowe e Anne Gold (1992), conforme sistematizado por Mainardes (2006), que influências estão por detrás da introdução desta modalidade de ensino. A pesquisa foi instigada pela seguinte questão: o que é educação inclusiva e como funciona esta modalidade de ensino em Moçambique? Para a materialização do estudo recorremos aos desígnios da pesquisa quanti-qualitativa, com realce na análise de documentos normativos que tratam das políticas educacionais, auxiliada por trabalhos similares já realizados, complementados por um trabalho de campo realizado num Centro de Recursos de Educação Inclusiva na Província de Gaza. O trabalho analisa a política de educação inclusiva considerando a génese, o percurso histórico da educação inclusiva em Moçambique e a influência das instituições multilaterais na educação como um direito básico. Os resultados demonstram que as políticas educacionais são abrangentes, mas, se pensadas no contexto da inclusão de alunos com necessidades educativas especiais (NEE), ainda não respondem às necessidades deste grupo vulnerável.
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