A RELEVÂNCIA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL DE JOVENS NO PROGRAMA DE VOCAÇÃO CIENTÍFICA DA FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Autores

  • Bruna Navarone Santos
  • Cristiane Cristiane Nogueira Braga
  • Isabela Cabral Félix de Sousa

Resumo

O Programa de Vocação Científica da Fundação Oswaldo Cruz (Provoc-Fiocruz), no Rio de
Janeiro, possibilita há mais de trinta anos que estudantes no ensino médio iniciem as
atividades científicas por convênios firmados com escolas e/ou Organizações da Sociedade
Civil de Interesse Público (OSCIP). Mediante a análise de entrevistas semiestruturadas e
realizadas com quinze alunos e trinta e dois egressos do Provoc-Fiocruz, observou-se a
tendência a escolherem áreas socialmente consideradas mais apropriadas de acordo com as
normas de gênero. Estas escolhas também são justificadas pelos jovens com base em emoções
que foram categorizadas como “gosto”, “interesse” e “orgulho/reconhecimento”. Este estudo
reflete sobre como estes aspectos emocionais se expressam nos relatos sobre as práticas de
formação acadêmica e profissional destes jovens. Nesse contexto, propõe-se estudos sobre a
aplicabilidade do ensino da Sociologia como uma intervenção no processo formativo destes jovens. Por meio desta proposta de ensino, busca-se incentivá-los a compreenderem como as
práticas profissionais são historicamente e culturalmente associadas a construções de gênero
que são expressas pelas emoções. Esta proposta pretende promover a problematização sobre
as diferenças de gênero, abordando conceitos sociológicos e antropológicos, e suas
implicações na construção dos conhecimentos sobre as áreas que redundam em escolhas
acadêmicas e profissionais.

Downloads

Publicado

2023-12-08

Como Citar

Navarone Santos, B., Cristiane Nogueira Braga, C., & Cabral Félix de Sousa, I. (2023). A RELEVÂNCIA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL DE JOVENS NO PROGRAMA DE VOCAÇÃO CIENTÍFICA DA FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Revista Intratextos, 13(1), 34–44. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/intratextos/article/view/80632