A RELEVÂNCIA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL DE JOVENS NO PROGRAMA DE VOCAÇÃO CIENTÍFICA DA FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
Resumo
O Programa de Vocação Científica da Fundação Oswaldo Cruz (Provoc-Fiocruz), no Rio de
Janeiro, possibilita há mais de trinta anos que estudantes no ensino médio iniciem as
atividades científicas por convênios firmados com escolas e/ou Organizações da Sociedade
Civil de Interesse Público (OSCIP). Mediante a análise de entrevistas semiestruturadas e
realizadas com quinze alunos e trinta e dois egressos do Provoc-Fiocruz, observou-se a
tendência a escolherem áreas socialmente consideradas mais apropriadas de acordo com as
normas de gênero. Estas escolhas também são justificadas pelos jovens com base em emoções
que foram categorizadas como “gosto”, “interesse” e “orgulho/reconhecimento”. Este estudo
reflete sobre como estes aspectos emocionais se expressam nos relatos sobre as práticas de
formação acadêmica e profissional destes jovens. Nesse contexto, propõe-se estudos sobre a
aplicabilidade do ensino da Sociologia como uma intervenção no processo formativo destes jovens. Por meio desta proposta de ensino, busca-se incentivá-los a compreenderem como as
práticas profissionais são historicamente e culturalmente associadas a construções de gênero
que são expressas pelas emoções. Esta proposta pretende promover a problematização sobre
as diferenças de gênero, abordando conceitos sociológicos e antropológicos, e suas
implicações na construção dos conhecimentos sobre as áreas que redundam em escolhas
acadêmicas e profissionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Bruna Navarone Santos, Cristiane Cristiane Nogueira Braga, Isabela Cabral Félix de Sousa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.