RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Luane Bento dos Santos

Resumo

A proposta do trabalho é apresentar algumas das iniciativas que têm sido tomadas em uma
instituição escolar da rede pública estadual, na cidade de São Gonçalo, para aplicação da
legislação federal de n. 10.639/2003 - História e Cultura Africana e Afro-brasileira na
Educação Básica. A lei está em vigor cerca de 16 anos e como podemos observar a partir da
literatura produzida na área de Relações Étnico-raciais poucas instituições inserem a lei nos
currículos escolares. Apesar de a Sociologia ter um histórico de trabalho sobre relações
étnico-raciais na sociedade brasileira, dentro do contexto escolar o tema aparece em poucos
momentos e apenas para abordar problemas como questão de raça, racismo e ações
afirmativas de modo conceitual e em muitos casos distantes da vida prática dos estudantes.
Notamos com isso que em inúmeros contextos em que a Sociologia poderia problematizar
nossos conflitos raciais, tais como: a intolerância religiosa contra povos de matriz africana ou
desigualdades raciais no mercado de trabalho acabam não sendo aproveitados pela disciplina.
Outro ponto a ser mencionado é a invisibilidade do protagonismo e atuação política negra na
sociedade brasileira nos currículos mínimos e materiais didáticos da disciplina (livros
didáticos).

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Publicado

2023-12-08

Como Citar

Bento dos Santos, L. (2023). RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO . Revista Intratextos, 13(1), 15–33. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/intratextos/article/view/80630