RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO
Resumo
A proposta do trabalho é apresentar algumas das iniciativas que têm sido tomadas em uma
instituição escolar da rede pública estadual, na cidade de São Gonçalo, para aplicação da
legislação federal de n. 10.639/2003 - História e Cultura Africana e Afro-brasileira na
Educação Básica. A lei está em vigor cerca de 16 anos e como podemos observar a partir da
literatura produzida na área de Relações Étnico-raciais poucas instituições inserem a lei nos
currículos escolares. Apesar de a Sociologia ter um histórico de trabalho sobre relações
étnico-raciais na sociedade brasileira, dentro do contexto escolar o tema aparece em poucos
momentos e apenas para abordar problemas como questão de raça, racismo e ações
afirmativas de modo conceitual e em muitos casos distantes da vida prática dos estudantes.
Notamos com isso que em inúmeros contextos em que a Sociologia poderia problematizar
nossos conflitos raciais, tais como: a intolerância religiosa contra povos de matriz africana ou
desigualdades raciais no mercado de trabalho acabam não sendo aproveitados pela disciplina.
Outro ponto a ser mencionado é a invisibilidade do protagonismo e atuação política negra na
sociedade brasileira nos currículos mínimos e materiais didáticos da disciplina (livros
didáticos).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Luane Bento dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.