LETRAMENTO ÉTNICO RACIAL NA INFÂNCIA:
LABORATÓRIO DE TEATRO DO OPRIMIDO NA ESCOLA E O DIÁLOGO A PARTIR DO TEATRO FÓRUM
Resumo
Este trabalho apresenta o resultado de pesquisa de mestrado, que teve como objetivo principal
investigar o uso do Teatro do Oprimido no cotidiano escolar como ferramenta em busca do
letramento étnico-racial, e de transformação social de meninas negras. A pesquisa se deu entre
os meses de março e dezembro do ano de 2017, em uma escola municipal de Duque de
Caxias/RJ, no formato de um laboratório teatral com meninas do 5º ano de escolaridade,
através de jogos e exercícios teatrais e criação coletiva de uma peça de Teatro Fórum para
dialogar com a comunidade escolar. Sob o tema do racismo disfarçado de bullying no
contexto escolar, foram analisados o processo de reflexão sobre as vivências e identidades
étnico-raciais das participantes, e o que suas narrativas orais e corporais apresentaram; como
debateram durante o teatro fórum com os demais alunos da comunidade escolar, as
possibilidades de soluções para opressões que os e as aflige; e como foi a recepção/reflexão
dos alunos sobre o tema apresentado na peça. O teatro enquanto ensaio para a revolução
partindo dos corpos e vozes das alunas e alunos, apontaram caminhos necessários para a
reflexão sobre a prática e formação de professores e professoras.
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