TRAJETÓRIAS E POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO NA ALTERIDADE:
(RE) IMAGINANDO ENCONTROS NA DIFERENÇA
Resumo
Este ensaio se compõe como parte de uma pesquisa em amadurecimento no curso de Mestrado em Educação na
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-FFP) que pretende dar a ver a partir da breve analise da Política
Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, possibilidades outras de encontros na Sala de
Recursos Multifuncionais de uma escola básica no município de São Gonçalo. Trata-se de um caminho de pesquisa
que aposta (sem desconsiderar a importância da política supracitada) a possibilidade de repensar experiências que
escapam a lógica da normalidade e tão comumente, afirma a deficiência e fabrica trajetórias estudantis que se
constroem justamente na/pela diferença nos tirando, por vezes, algo essencialmente ético nos encontros educativos
com os estudantes. Assim, apresentamos como contorno metodológico a produção de encontros outros na Sala de
Recursos, encontros mediados por múltiplas linguagens artísticas para além de atendimentos ou complementação de
saberes dando a ver experiências singulares da ordem do “micro” nas relações educativas. Claro que esta reflexão
demanda a necessidade de pensarmos numa dimensão mais ampla sobre o conceito de trajetória na educação,
problematizando o fato de que ela não apresenta linearidades, não pode ser modelada ou programada, pelo contrário,
se constitui em um caminho em permanente construção na alteridade nas travessias de educar.
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