O Trabalho nas Startups Brasileiras

Contradições e Possibilidades no Espaço Laboral e da Inovação das Startups

Autores

Palavras-chave:

Startups, Trabalho, Condições laborais, Inovação

Resumo

O artigo apresenta o desafio social de empreender no Brasil, dentro do modelo de startups, quando os trabalhadores ainda têm a cultura e as expectativas do trabalho clássico e com os benefícios e proteção  regulares. Esta nova forma de trabalho, que explora várias possibilidades de cooperação e trabalho terceirizado, “quarteirizado” e afins, vem responder a uma demanda de agilidade e inovação que encontra um ambiente muito propício nas atividades de comércio  serviços, segmentos já marcados por variadas práticas exploratórias e sub qualificadas ainda no Brasil, apesar dos avanços. Decorre desse cenário a necessidade de mapear as opiniões e expectativas advindas das realidades do fundadores e dos trabalhadores em startups, e analisar as saídas que se insurgem no cenário desse novo segmento econômico.

Biografia do Autor

Sebastiana Maria de Morais, Universidade de Sorocaba

Doutoranda  em Educação pela Universidade de Sorocaba - SP. Mestre em Gestão e Desenvolvimento - Formação de Pessoas pela Universidade de Pernambuco. Executiva sênior em educação corporativa, superior e básica, avaliação educacional, consultora, escritora, palestrante e especialista em desenvolvimento de equipes gerenciais. Expert em implantação de grandes projetos. Experiência em gestão e captação de projetos e recursos e articulação institucional.
Sólida experiência em desenvolvimento de recursos humanos, relações institucionais, organizações educacionais e sociais e educação para o trabalho. Orientação para resultados e metas, forte liderança de equipes. Especialista em Competências e Métricas educacionais e de aprendizagem. Coautora do livro Equilíbrio Emocional em Tempos de Crise, pela Editora Laços. Coautora do livro Educar é um ato de amor pela Editora Diálogos Freirianos. Coautora em educação profissional no livro Formação de Professores em diferentes níveis e modalidades na educação brasileira pela Editora Appris. Produtora e co autora do livro infantil O pirata que tinha coisas diferentes. CoFounder do Espaço Educativo Paineira.

Downloads

Publicado

2024-10-01

Como Citar

Morais, S. M. de. (2024). O Trabalho nas Startups Brasileiras: Contradições e Possibilidades no Espaço Laboral e da Inovação das Startups. Revista Intratextos, 14(2), 40–53. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/intratextos/article/view/78847