A colaboração entre stakeholders como fator decisivo na construção de narrativas de impacto

Autores

Palavras-chave:

colaboração, narrativas, Sustentabilidade

Resumo

O presente artigo busca refletir sobre a colaboração de partes interessadas para criar narrativas que transcendem o papel meramente informativo de uma mensagem e instigam a geração de soluções para problemas socioambientais. A partir da organização de um hackathon, acompanhou-se os projetos que foram criados como resultado da atividade durante um mês de mentoria e acompanhamento especializado. A partir daí, buscou-se analisar como a visão empreendedora do contador de história aliada à colaboração entre stakeholders pode ser fator decisivo para engajar, mobilizar e gerar ação em torno da pauta da sustentabilidade.

 

Biografia do Autor

Lara Corrêa Ely, PUCRS

Lara Ely é jornalista, graduada e mestre pela Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Fez especialização em Gestão da Qualidade Ambiental no Instituto do Meio Ambiente (IMA/PUCRS) e, atualmente, é Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da mesma universidade.

Referências

BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BARKI, Edgard; COMINI, Graziella Maria; DA GAMA TORRES, Haroldo. Negócios de impacto socioambiental no Brasil: como empreender, financiar e apoiar. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2019.

GREEN, John. Antropoceno: Notas Sobre A Vida Na Terra. Rio de Janeiro, Editora Intríseca, 2021.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Cia das Letras, 2019

KRENAK, Ailton. O amanhã não está à venda: crise civilizatória. Disponível em https://outraspalavras.net/crise-civilizatoria/krenak-o-amanha-nao-esta-a-venda/. Acesso em 26/11/2022.

MIT Civic Design Initiative. The Deep Listening Project. Disponível em https://www.climateadapt.mit.edu/. Acesso em 26/12/2022.

SEFTON, Ana Paula; GALI, Marcos Evandro. Metodologias ativas: desenvolvendo aulas ativas para uma aprendizagem significativa. Rio de Janeiro: Freitas Bastos Editora, 2022.

TODESCHINI, Bruna Villa; CORTIMIGLIA, Marcelo Nogueira, DE MEDEIROS, Janine Fleith. Collaboration practices in the fashion industry: Environmentally sustainable innovations in the value chain. Elsevier, Environmental Science and Policy 2020. Disponível em www.elsevier.com/locate/envsci. Acesso em 20/12/2022.

VOLTOLINI, Ricardo. Vamos Falar de ESG? - Provocações de um pioneiro em sustentabilidade empresarial. Belo Horizonte: Editora Voo, 2021.

XAVIER, Adilson. Storytelling - Histórias que deixam marcas. Rio de Janeiro: Editora Best Business, 2015.

Downloads

Publicado

2023-12-31

Como Citar

Ely, L. C. (2023). A colaboração entre stakeholders como fator decisivo na construção de narrativas de impacto. Revista Intratextos, 14(1), 1–16. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/intratextos/article/view/78778