Mas cai Sociologia no ENEM? Uma análise das habilidades, competências e proficiências dos Itens que tratam estritamente da Sociologia no ENEM

Authors

Keywords:

ENEM, Sociologia escolar, TRI

Abstract

Este artigo analisa as habilidades, competência e proficiências dos itens de Sociologia da prova de Ciências Humanas e suas tecnologias do ENEM. Sua metodologia é qualitativa e pode ser tratada como uma pesquisa exploratória. Seus dados foram tratados a partir da Análise de Conteúdo e revelaram que cinco temas foram tratados nas questões estritamente da Sociologia escolar: desigualdade de gênero; acesso e uso da tecnologia; racismo e desigualdade racial; cidadania, poder e política e cultura material e imaterial. A análise das habilidades, competências e proficiências revelou a inexistência de questões com grau de cobrança avançado e a possibilidade de resolver os itens apenas com a interpretação textual.

Author Biography

Genival Souza Bento Júnior, Universidade Federal de Viçosa

Formação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Viçosa e magister em Educação pela mesma instituição. Suas áreas de interesse são voltadas para a Sociologia da Educação, cotas, desigualdades sociais e educacionais. Seus autores com maior afinidade são Pierre Bourdieu, Vicent Tinto, Raymond Boudon e Alain Coulon.

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Published

2023-12-31

How to Cite

Júnior, G. S. B. (2023). Mas cai Sociologia no ENEM? Uma análise das habilidades, competências e proficiências dos Itens que tratam estritamente da Sociologia no ENEM. Revista Intratextos, 14(1), 31–54. Retrieved from https://www.e-publicacoes.uerj.br/intratextos/article/view/72549