Inadequação moral e a autoritarismo: representações do ethos brasileiro na literatura

Autores

Resumo

O presente artigo discutirá algumas obras clássicas da literatura brasileira em três níveis de análise: morfológico, interacional e o simbólico-intelectual (RAMOS, 2013). As principais obras analisadas são Memórias de um sargento de milícias (ALMEIDA, 2011) e o conto machadiano A Igreja do diabo. Dessa forma, foi possível estabelecer pontos de contato entre características do Brasil e elementos presentes em nossa literatura, sobretudo a questão da inadequação moral e do autoritarismo.

Biografia do Autor

Ivan Albuquerque Araujo, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutorando em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tendo concluído o mestrado em Ciências Sociais pela PUC/RJ em 2019. Graduado em Ciências Sociais pelo CPDOC/FGV (2013-6). Foi bolsista de iniciação científica no projeto Elites jurídicas, Estado e Sociedade Civil (2014-6) e foi estagiário no projeto História Oral do STF. Foi estagiário e assistente de pesquisa no Núcleo de Pesquisa Social Aplicada do CPDOC/FGV (FGV Opinião). Atua em pesquisas voltadas ao pensamento político, ao pensamento social brasileiro e à sociologia dos intelectuais.

Downloads

Publicado

2022-01-04

Como Citar

Araujo, I. A. (2022). Inadequação moral e a autoritarismo: representações do ethos brasileiro na literatura. Revista Intratextos, 11(1), 36–45. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/intratextos/article/view/60168