Publicidade do Sabão em Pó Omo em 1957 e 2007: um modelo de produção de sentido

Autores

  • Marina Aparecida Espinosa Negri

DOI:

https://doi.org/10.12957/intratextos.2010.1760

Resumo

Resumo: Este artigo faz um paralelo entre as linhas de comunicação empregadas na publicidade do sabão em pó Omo em duas faixas temporais específicas: os anos de 1957 e 2007, para através dele, elaborar o percurso gerativo de sentido de cada uma das emissões. Considerando-se os contextos em que foram produzidas ambas as campanhas, o desdobramento do estudo permite a verificação não apenas teórica dos componentes da Análise do Discurso nos conceitos adotados, conforme descritos no livro Elementos de Análise do Discurso, de José Luiz Fiorin; mas também prática, em relação a certas particularidades sociais dessas épocas, e o conseqüente alinhamento do manifesto publicitário a cada uma delas.

Palavras-Chave: Publicidade; fala; a produção de sentido; paradoxo

 

Abstract: This article draws a parallel between the lines of communication used in advertising soap powder Omo into two age-specific time: the years 1957 and 2007, for through it, draw the production of meaning of each of the emissions. Considering the contexts in which both campaigns were produced, the development of the study wants to check not only the theoretical components of discourse analysis, on the concepts adopted, as described in the book Elements of Discourse Analysis, by Jose Luiz Fiorin; but also the practice ones, in relation to certain social characteristics of these times, and the consequent alignment of advertising manifest with each one of them.

Keywords: Advertising; speech; the production of meaning; paradox.

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Publicado

2011-06-29

Como Citar

Espinosa Negri, M. A. (2011). Publicidade do Sabão em Pó Omo em 1957 e 2007: um modelo de produção de sentido. Revista Intratextos, 2(1), 51–75. https://doi.org/10.12957/intratextos.2010.1760

Edição

Seção

Artigo