Apresentação "Dossiê: 10a Reunião de Antropologia da Ciência e da Tecnologia"
DOI:
https://doi.org/10.12957/irei.2025.96082Resumo
Entre os dias 6 e 10 de outubro de 2025, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) acolheu a 10ª edição da Reunião de Antropologia da Ciência e da Tecnologia (ReACT), no Campus Maracanã. Foi um retorno à cidade do Rio de Janeiro após 18 anos de encontros da Rede de Antropologia da Ciência e da Tecnologia realizados em diferentes estados brasileiros. Com o mote “Práticas germinantes”, esta edição buscou recuperar os debates dos últimos encontros ampliando as potencialidades etnográficas abertas nos estudos das ciências e das tecnologias e as aproximações possíveis entre esses saberes e os saberes não científicos e não acadêmicos. Neste primeiro dossiê pós-ReACT, trazemos traduções de textos de autoras que participaram da reunião e que foram centrais para a concepção do evento. Algumas delas já tinham alguma circulação em nossos cursos e grupos de pesquisa, mas seguiam inéditas em português. Suas contribuições estiveram presentes tanto nas conferências quanto nas mesas temáticas da 10ª ReACT. Convidamos, agora, os leitores e leitoras da Intersecções a se debruçarem sobre esses textos que, acreditamos, trarão novas ideias aos debates candentes dos quais a ReACT sempre foi mais um marco no cenário nacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Rodrigo Charafeddine Bulamah

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Interseções - Revista de Estudos Interdisciplinares está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).