n. 16 (2019): Teoria, escrita e ensino da História: além ou aquém do eurocentrismo?

					Visualizar n. 16 (2019): Teoria, escrita e ensino da História: além ou aquém do eurocentrismo?
A Revista Transversos tem o prazer de convidar pesquisadorxs a enviarem artigos acadêmicos inéditos e notas de pesquisa para publicação. A proposta é publicar trabalhos que tematizem e problematizem a necessária crítica aos fundamentos teóricos da disciplina história, principalmente por suas dimensões eurocêntricas, seja no ensino de história, seja na escrita da história. O dossiê é organizado pelo Prof. Dr. Francisco Gouvea de Sousa e pelo Prof. Dr. Guilherme Moerbeck.
Publicado: 2019-08-23

Expediente

  • Expediente

    Revista Transversos
    1-5
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2019.44742

Apresentação

  • Apresentação

    Francisco Gouvea de Sousa, Guilherme Moerbeck
    6-20
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2019.44729
  • DEUSES DO EGITO (2016): UMA NARRATIVA FÍLMICA DA CIVILIZAÇÃO BRANCA

    José Maria Gomes de Souza Neto
    21-44
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2019.44749
  • ARQUEOLOGIA COMO INSTRUMENTO DE APROXIMAÇÃO ALUNO-MUNDO ANTIGO: PARA ALÉM DE UMA VISÃO EUROCÊNTRICA.

    Maria Cristina Nicolau Kormikiari, Vagner Carvalheiro Porto
    45-69
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2019.44732
  • LA EPISTEMOLOGÍA DE LAS ABUELAS/SABIAS AFROESMERALDEÑAS Y AFROCHOTEÑAS: UNA CONSTRUCCIÓN DESDE EL ESTAR HACIENDO – EXISTIENDO

    Kattya Hernández Basante
    70-97
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2019.44733
  • A CRÍTICA EUROCÊNTRICA NO ENSINO DE HISTÓRIA DA AMÉRICA: ABORDAGENS SOBRE A RETÓRICA LASCASIANA

    Rafael Gonçalves Borges
    98-124
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2019.44738
  • DIDÁTICA DA HISTÓRIA E CURRÍCULOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: RELACIONANDO PASSADO, PRESENTE E FUTURO NA DISCUSSÃO SOBRE O EUROCENTRISMO

    Jean Carlos Moreno
    125-147
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2019.44739
  • REFLEXÕES SOBRE OS SENTIDOS DOS PASSADOS DISTANTES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O ORIENTE E A ANTIGUIDADE COMO IMAGENS MÍTICAS

    Lolita Guimarães Guerra
    148-166
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2019.44740
  • PRECONCEITO EM FOCO NA SALA DE AULA: ENTRE O DEBATE O TRABALHO DE CAMPO

    Priscila Aquino Silva
    167-183
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2019.44741

Entrevista