O TEMPO DA CULTURA E AS PERMANÊNCIAS INDIVIDUAIS E COMUNITÁRIAS EM CONTEXTOS DA AMAZÔNIA SUL OCIDENTAL.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/transversos.2022.68798

Palavras-chave:

História Comparada, Práticas Culturais, Resistência Cultural, Amazônia.

Resumo

O presente texto parte do olhar histórico para estabelecer comparativos e evocar a existência e permanência de práticas culturais de linguagem híbridas, presentes em regiões correspondentes à Amazônia sul ocidental, centralizando-se especificamente no Estado do Acre e nas fronteiras com países vizinhos como Bolívia e Peru. Estabelece uma breve reflexão acerca de bases para a história em perspectiva comparada e conectada como caminhos para reacomodar lacunas e apagamentos históricos. Aborda práticas culturais como os reisados do Japinin e o Boi Bumbá / Boi Carión, em consonância ao contexto rítmico e multicultural que envolve a configuração destas manifestações, historicamente presentes nas regiões mencionadas, para além das fronteiras imaginadas e constituídas nos percursos das comunidades.

Biografia do Autor

Luciana Eliza dos Santos, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - Departamento de Filosofia e Ciências da Educação http://lattes.cnpq.br/1723021182923919

Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - Departamento de Filosofia e Ciências da Educação

Doutora em História da Educação e Historiografia 

PRofessora de História da Educação

http://lattes.cnpq.br/1723021182923919

Beatriz Magalhães de Castro, Universidade de Brasília - Departamento de Musicologia

Universidade de Brasília 

Associação Brasileira de Musicologia, Conservatoire de Paris, IAML-Brasil, International Musicological Society, Internationale des Bibliothèques Archives et Centres de Documentation Musicaux, Juilliard School, RISM-Brasil, Répertoire International des Sources Musicales, Universidade Nova de Lisboa

Alexandre Anselmo dos Santos, Universidade de Brasília - Departamento de Musicologia

Mestrando na Universidade de Brasília, sob orietanção de Beatriz Duarte Magalhães de Castro, Programa de Pos-Graduação em Música (PPGMUS-UnB), proposto para a linha A – Processos de Criação em Música – Projeto Música Brasileira: texto, contexto, práticas e modos de difusão, sob a orientação da Prof.a Dra Beatriz Magalhães Castro.

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Publicado

2022-08-31