Aprendizagem escolar de História em tempos de pandemia no Cap-UERJ: um olhar didáticohistórico sobre o tempo presente
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2021.62746Palavras-chave:
História, Educação, EnsinoResumo
A realidade escolar foi diretamente abalada pela pandemia de Covid-19, considerando os sucessivos meses de confinamento, a ausência do contato presencial entre alunos e professores, o medo da infecção e, para muitos, a ausência de um espaço e de condições técnicas apropriadas para estudar (DIAS; PINTO, 2020). A partir desse contexto e considerando um lugar específico – o Colégio de Aplicação da UERJ, o presente texto apresenta e discute a proposta didática desenvolvida pela equipe de História desse Instituto, buscando problematizar o sentido de ensinar e aprender história em um momento de rupturas cognitivas e afetivas como o vivenciado. O diálogo se desenvolve a partir do que é denominado um exercício didático-histórico (RÜSEN, 2010a) que insere o processo do ensino-aprendizagem de história escolar no caldo cultural formado pela cultura histórica contemporânea.
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