Aprendizagem escolar de História em tempos de pandemia no Cap-UERJ: um olhar didáticohistórico sobre o tempo presente

Autores

  • Giselle Pereira Nicolau CAp-UERJ
  • Vivian Cristina Zampa CAp-UERJ/ UNIVERSO
  • Sonia Maria Wanderley CAp-UERJ/ UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/transversos.2021.62746

Palavras-chave:

História, Educação, Ensino

Resumo

A realidade escolar foi diretamente abalada pela pandemia de Covid-19, considerando os sucessivos meses de confinamento, a ausência do contato presencial entre alunos e professores, o medo da infecção e, para muitos, a ausência de um espaço e de condições técnicas apropriadas para estudar (DIAS; PINTO, 2020). A partir desse contexto e considerando um lugar específico – o Colégio de Aplicação da UERJ, o presente texto apresenta e discute a proposta didática desenvolvida pela equipe de História desse Instituto, buscando problematizar o sentido de ensinar e aprender história em um momento de rupturas cognitivas e afetivas como o vivenciado. O diálogo se desenvolve a partir do que é denominado um exercício didático-histórico (RÜSEN, 2010a) que insere o processo do ensino-aprendizagem de história escolar no caldo cultural formado pela cultura histórica contemporânea.

Biografia do Autor

Giselle Pereira Nicolau, CAp-UERJ

Possui doutorado em História Contemporânea pela Universidade Federal Fluminense (2018), com bolsa sanduíche na École de Hautes Études en Sciences Sociales (2017). Atua nas áreas de Brasil Império e República, Migrações, História Política, Biografia e Historiografia. Além disso, a pesquisadora/professora possui mestrado (2012) e graduação (2009) em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde desenvolveu pesquisas que contemplavam temas sobre: Cultura Política, os Usos do Biográfico na Escrita da História,Teatro, Imigração Urbana para o Rio de Janeiro, em especial a francesa, e Ensino de História.

Vivian Cristina Zampa, CAp-UERJ/ UNIVERSO

Possui Graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1999), Mestrado em História Política pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003) e Doutorado em História Política pela mesma Instituição (2014). Tem experiência em pesquisa em diferentes Instituições do Rio de Janeiro, atuando principalmente nos temas: Polícia Militar, Segurança Pública, Ditadura Civil Militar e Ensino de História. Atualmente é Professora do Curso de Licenciatura em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e do CAp UERJ, coordenadora da disciplina História do Brasil IV (EAD) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e professora do Programa de Pós Graduação em História da Universidade Salgado de Oliveira, vinculado à linha de pesquisa "Política, Movimentos Sociais e Memória".

Sonia Maria Wanderley, CAp-UERJ/ UERJ

Possui graduação em Historia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1983), graduação em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1995) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2005). Atualmente é professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de história, didática da história, história pública, história social da Tv no Brasil.

 

Downloads

Publicado

2021-12-22