Ensino de História na educação básica: a experiência histórica romana, e o tempo presente, na sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/transversos.2021.62326

Palavras-chave:

Ensino de História, Aprendizagem em História, Narrativa, Roma.

Resumo

O presente artigo investiga a hipótese de que o ensino de História pode ocorrer a partir da historicização do tempo presente e mobilização de conceitos históricos na incorporação da experiência histórica ao espaço de experiência dos estudantes. Operamos com prática metodológica mediada pela narrativa – fundamentada na ação dos personagens –, e pela mobilização de conceitos históricos – na percepção crítica do mundo. Tais reflexões são resultado da pesquisa de mestrado que realizamos no âmbito do ProfHistória/UERJ no ano de 2020 em duas classes do sexto ano da educação básica. Os resultados apresentam o protagonismo dos discentes ao mobilizarem o conhecimento histórico e habilidades históricas na elaboração cooperativa de cinco narrativas audiovisuais, no game Gacha Life.

Biografia do Autor

Naicon de Souza Brinco, Prefeitura Municipal de Macaé

Professor de História da Educação Básica na Prefeitura Municipal de Macaé.

Mestre em Ensino de História (Mestrado Profissional em Ensino de História - UERJ, 2020) 

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Publicado

2021-12-22