O ensino de História Antiga na perspectiva multicultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/transversos.2021.61160

Palavras-chave:

Ensino de História Antiga, Formação Cidadã, Multiculturalismo, Parceria Universidade-Escola

Resumo

Este artigo apresenta alguns dos resultados parciais de um projeto de pesquisa cuja origem é uma parceria universidade-escola e que inclui também uma pesquisa de recepção realizada junto a estudantes do ensino médio de uma escola pública. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, mais especificamente referenciada teoricamente na tradição do interacionismo simbólico. Dado que esta investigação se situa historicamente em tempos de fragilidade democrática no Brasil, destacamos seu potencial para contribuir com a defesa de um ensino de História comprometido com a formação cidadã. Este trabalho parte de alguns dados do empírico escolar contemporâneo e nos subsidiam com argumentos que evidenciam a contribuição do ensino da Antiguidade quando este supera a mera abordagem conteudista e desenvolve-se sob uma perspectiva multiculturalista.

Biografia do Autor

Cleberson Henrique de Moura, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo

Licenciando em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Técnico Mecatrônica pelo SENAI. Tenho interesse por pesquisas sobre Práticas Educativas, Recursos Didáticos, Audiovisual e Comunicação Científica. Atualmente chefe da Seção de Apoio Institucional do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP), responsável por atividades como apoio a projetos, comunicação institucional e produção de material audiovisual.

Fabíola Alice dos Anjos Durães, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo

Mestranda em Educação na área de concentração Formação, Currículo e Práticas Pedagógicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (PPGE-FEUSP), sob orientação da Profa. Dra. Lívia Araújo Donnini Rodrigues e coorientação da Profa. Dra. Núria Hanglei Cacete. Bacharela e licenciada em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e FEUSP, respectivamente (2019). Foi bolsista de Iniciação Científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq - 2018), no projeto de pesquisa Recontextualização dos conteúdos para o ensino: como ocorre na escola?, sob orientação da Profa. Dra. Adriana Bauer (FEUSP). Atualmente é bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES - 2020/2022) e Representante Discente da Área Formação, Currículo e Práticas Pedagógicas (2020/2022); Comissão de Pesquisa (2020/2022); e Comissão de Cultura e Extensão (2021/2022). Participa como integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa O ensino superior no Brasil e a formação de professores para a escola básica e como colaboradora de projetos contemplados pelo Programa Unificado de Bolsas de Estudo para Apoio e Formação de Estudantes de Graduação da Universidade de São Paulo (PUB-USP) desde 2018 - grupo e projetos coordenados pela Profa. Dra. Núria Hanglei Cacete. Criadora da PlanEnGeo (Plataforma Ensino de Geografia - https://sites.usp.br/ensinogeo). Desenvolve trabalhos nas áreas de Ensino de Geografia; Formação de Professores/as; Práticas Pedagógicas; Relações Étnico-raciais; Museologia; Educação Patrimonial; Produção de Conteúdos Audiovisuais; e Divulgação Científica.

Maria Cristina Nicolau Kormikiari, Museu de Arqueologia e Etnologia Universidade de São Paulo

Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (1995), trabalhando com numismática púnica, e doutorado em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (2001), trabalhando com numismática berbere (norte-africana). Realizou seu pós-doutoramento, na área de Arqueologia Espacial (pesquisa de organização social norte-africana), entre 2002 e 2006, pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, com estágio no Centre Camille Julian, da Université de Provence, em Aix-en-Provence, França. Trabalhou na equipe de escavação da Brown University em Corfu, Grécia, entre 1996 e 1999 e foi supervisora de campo nas escavações do sítio romano-castrejo de Tongobriga, em Portugal entre 2004 e 2005, igualmente organizados pela Brown University. Atualmente é docente em Arqueologia Clássica no Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo e pesquisadora do Laboratório de estudos sobre a cidade antiga (Labeca-MAE/USP). É editora chefe da Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. Bolsista Produtividade CNPq - Nível 2. Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Arqueologia Histórica, atuando principalmente nos seguintes temas: Arqueologia Fenício-Púnica, Cartago, Norte da África berbere, Numismática Antiga, Iconografia e Arqueologia Espacial e da Paisagem.

Núria Hanglei Cacete, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo

Possui mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professor doutor do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de educação, com ênfase em métodos de ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino superior, formação de professores, ensino e aprendizagem em geografia, políticas educacionais, currículo, multiculturalismo e educação.

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Publicado

2021-12-22