Paulina Chiziane e a obra Niketche para uma critica de genero a respeito da poligamia em Moçambique no pós colonial.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/transversos.2021.58111

Palavras-chave:

História - Literatura - Mulheres Negras – Opressões.

Resumo

Paulina Chiziane, faz a denúncia da opressão de gênero que as mulheres moçambicanas enfrentam no seu cotidiano trazendo uma nova representação da importância da mulher negra está inserida não apenas nos movimentos políticos, mas também culturais soltando a imagem estereotipada da mulher que foi ancorada nos discursos literários também.

O que queremos dizer com tudo isso é que a resistência das mulheres negras na Literatura como forma de construção de uma nova perspectiva existe, um exemplo disso é Paulina Chiziane, moçambicana que lutou não apenas no exercício da sua cidadania, através do seu ativismo social, mas também construiu a partir da sua escrita aquilo que Nicolau Sevcenko conceitua como escrita militante. Para nós, africanizar-se é isso, é o conhecimento das nossas próprias vivências, não apenas quantos sujeitos afro descendente, mas como formadores de uma consciência que deu as bases históricas e sociais pro nosso Brasil.


Biografia do Autor

Aline Da Silva Campos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Possui curso-tecnico-profissionalizante em Manutenção e Suporte em Informática pelo Centro Estadual de Educação Profissional Petrônio Portela(2014) e ensino-medio-segundo-graupelo Centro Educação Profissional Petronio Portela(2014). Tem experiência na área de História, com ênfase em Literatura de Mulheres Negras.

Especialização em andamento em Cultura e Literatura. (Carga Horária: 424h).
Faculdade Educacional da Lapa, FAEL, Brasil.2020Especialização em andamento em História e Cultura Afro-brasileira.
Grupo Educacional IBRA, IBRA, Brasil.2016Graduação em andamento em Licenciatura Plena em História.
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
Título: A REPRESENTAÇÃO DE SER MULHER NEGRA NA LITERATURA DO SEC.XX: Uma análise de gênero, raça e classe nas obras Niketche: uma história de poligamia (2001); Amada (1987) e Quarto de Despejo: o diário de uma favela (1960).
Orientador: Profº Dr. Mairton Celestino.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.2012 - 2014Curso técnico/profissionalizante em Manutenção e Suporte em Informática.
Centro Estadual de Educação Profissional Petrônio Portela, CEEP - PREMEM, Brasil.2012 - 2014Ensino Médio (2º grau).
Centro Educação Profissional Petronio Portela, CEEP, Brasil.


 


Referências

COSTA, Renata de Jesus da. Subjetividades femininas: mulheres negras sob o olhar de Carolina Maria de Jesus, Maria Conceição Evaristo e Paulina Chiziane. São Paulo. 2007. 161 f. Dissertação (Mestrado em História Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.

CHIZIANE, Paulina. Niketche: uma história de poligamia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004

FONSECA, Mariana Bracks; MANNARINI, Giovanni Garcia. Áfricas: representações e relações de poder. Rio de Janeiro: Edições Áfricas/ Ancestre, 2019.

FROBENIUS, Leo. A gênese africana: contos, mitos e lendas da África. Tradução Dinah de Abreu Azevedo. São Paulo: Martin Claret, 2010.

GOMES, Flávio; BARRETO FARIAS, Juliana; XAVIER, Giovana. Mulheres negras no Brasil escravista e do pós-emancipação. São Paulo: Seio Negro, 2012.

JOHN, Thornton. A África e os Africanos na Formação do Mundo Atlântico 1400-1800. Rio de janeiro: Elsevier, 2004.

MORRISON, Toni. Amada; Beloved. Trad. José Rubens Siqueira. São Paulo: Companhia das Letras.2007.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. História e História Cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

SEVCENKO, N. Literatura como missão. Tensões sociais e criação cultural na Primeira República. São Paulo: Brasiliense. 1999.

THOMPSON, Edwar .P. A Formação da classe Operária inglesa. Tradução Renato Busatto, Claúdia Rocha de Almeida. Rio de Janeiro: Paz e Terra Neto, 1987.

Biografia complementar:

ASANTE, M. Ensaios Filosóficos, Volume XIV– Dezembro/2016. Disponível em: <https://filosofia-africana.weebly.com/uploads/1/3/2/1/13213792/molefi_kete_asante_-_afrocentricidade_como_cr%C3%ADtica_do_paradigma_hegem%C3%B4nico_ocidental._introdu%C3%A7%C3%A3o_a_uma_ideia.pdf>. Acesso em 05/06/2020

ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. História: A arte de inventar o passado. Ensaios de teoria da história. Bauru: São Paulo, 2007.

HUNT,Lynn. A Nova História Cultural. Trad. Jefferson Luís Camargo. São Paulo, Martins Fontes, 1992.

PROST, Antoine. Doze lições sobre história. Tradução: Guilherme João de Freitas Teixeira. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.

BURKE, Peter. A Escola dos Annales (1929-1986): a Revolução Francesa da historiografia. Tradução: Nilo Odalia. São Paulo: UNESP, 1997.

Downloads

Publicado

2021-08-30