Os problemas nos estudos das religiões afro-ameríndias e o ensino de História

Autores

  • Lucas Gomes de Medeiros Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

DOI:

https://doi.org/10.12957/transversos.2021.58108

Palavras-chave:

Religiões afro-ameríndias, Ensino, História, Cosmopercepções.

Resumo

Com o artigo que segue pretendemos problematizar alguns aspectos em torno dos estudos das religiões afro-ameríndias nas escolas. É sabido que essas se baseiam em “cosmopercepções” que ocasionalmente se aproximam ou se distanciam das formas ocidentais de interpelação de mundo que por sua vez norteiam, entre tantos outros aspectos, os currículos escolares e acadêmicos. O desafio que está posto consiste na implantação de políticas de reparação social e ações afirmativas que considerem essa realidade e como a historiografia pode se converter em ferramenta que auxilie nessa complexa empreitada. As proposições apresentadas consistem em diretrizes que têm por objetivo constituir uma abordagem mais fidedigna às concepções de mundo dessas religiões.

Biografia do Autor

Lucas Gomes de Medeiros, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Doutorando em Histórria Social da Cultura Regional pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

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Publicado

2021-12-22