“Vozes do bolsonarismo”: reflexões históricas a partir de comentários de internautas pró-intervenção militar
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2021.57944Palavras-chave:
Intervenção militar, ditadura, comentários da internet, educação históricaResumo
Em face da polarização político-ideológica que se manifesta no Brasil, objetiva-se, neste texto, realizar uma leitura da conjuntura histórica atual a partir de comentários de internautas em sites de notícias, nos quais é feita a defesa expressa de uma nova intervenção militar no país. Neste propósito, ao refletir sobre as causas desse posicionamento contestatório aos ideais democráticos, retoma-se o formato de ensino de História vigente nas escolas desde os tempos da ditadura civil-militar (1964-1985) e o contexto de ausência e/ou insuficiência das políticas de memória durante a redemocratização do país (1985-). Fatores importantes para a construção da (in)consciência histórica dos sujeitos, compreendendo que os processos de formação histórica não se limitam ao ensino de História escolar, mas se estendem também a toda ação social capaz de contribuir para a cultura histórica dos indivíduos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Transversos concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à Revista Transversos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, com a finalidade de aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Neste caso, você deverá fornecer o crédito apropriado e um link do repositório original.