“Vozes do bolsonarismo”: reflexões históricas a partir de comentários de internautas pró-intervenção militar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/transversos.2021.57944

Palavras-chave:

Intervenção militar, ditadura, comentários da internet, educação histórica

Resumo

Em face da polarização político-ideológica que se manifesta no Brasil, objetiva-se, neste texto, realizar uma leitura da conjuntura histórica atual a partir de comentários de internautas em sites de notícias, nos quais é feita a defesa expressa de uma nova intervenção militar no país. Neste propósito, ao refletir sobre as causas desse posicionamento contestatório aos ideais democráticos, retoma-se o formato de ensino de História vigente nas escolas desde os tempos da ditadura civil-militar (1964-1985) e o contexto de ausência e/ou insuficiência das políticas de memória durante a redemocratização do país (1985-). Fatores importantes para a construção da (in)consciência histórica dos sujeitos, compreendendo que os processos de formação histórica não se limitam ao ensino de História escolar, mas se estendem também a toda ação social capaz de contribuir para a cultura histórica dos indivíduos.

Biografia do Autor

Fábio Alexandre da Silva, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Doutorando em História pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel (2020-2023). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste (2020). Licenciado em História pela Universidade Norte do Paraná (2017). Possui experiência na área educacional, tendo ministrado aula na Educação Básica, Técnica e Superior, e desenvolve pesquisas principalmente nos campos de Teoria e Metodologia da História, Ensino de História e História do Brasil.

Lisiane Sias Manke, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Possui Graduação em História (2002) e Especialização em História do Brasil (2003) pela Universidade Federal de Pelotas, Mestrado (2006) e Doutorado (2012) em Educação pelo PPGE da Faculdade de Educação da UFPel, com estágio de doutorado sanduíche (CAPES/PDEE) na École Normale Superièure de Lyon/França. É Professora do departamento de História da Universidade Federal de Pelotas, atuando na área de Ensino de História, e no Programa de Pós-graduação em História, na linha de pesquisa "Trajetórias: entre identidades, memória e conflito social".

Downloads

Publicado

2021-12-22