A FÉ QUE MOVE DESTROÇOS NUMA ÁFRICA INSUBMISSA: RELIGIÃO E RESISTÊNCIA NA LITERATURA NIGERIANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/transversos.2021.57747

Palavras-chave:

religião, resistência, literatura nigeriana, pós-colonialidade

Resumo

Este texto tem como objetivo analisar, a partir das ideias propostas no livro África Insubmissa de Achille Mbembe, os significados da experiência religiosa como resistência ao processo de colonização cristã no continente africano, em contextos e construções narrativas pós-coloniais, em dois romances da literatura nigeriana: Things Fall Apart, de Chinua Achebe e Purple Hibiscus de Chimamanda Ngozi Adichie.

Biografia do Autor

Robert Daibert Jr., Universidade Federal de Juiz de Fora

Licenciado e Bacharel em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1998), Mestre em História pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e Doutor em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Professor Associado III da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde atua no Programa de Pós-graduação em História e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião. Email: robertdaibert@uol.com.br

Bárbara Inês Ribeiro Simões Daibert, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Letras - Língua Inglesa e suas Literaturas - Língua Portuguesa e suas Literaturas - Língua Latina e suas Literaturas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1999). É mestre em Letras - Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002) e doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (2009). Atualmente é Professora Associada I na Universidade Federal de Juiz de Fora, onde atua como professora no Programa de Pós-Graduação em Estudos Lietrários. Email: barbarasimoes2005@uol.com.br

Referências

ACHEBE, Chinua. Things Fall Apart. Nova Iorque: Anchor Books, 1994.

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. Purple Hibiscus. Londres: 4th Estate, 2017.

APPIAH, Kwame Anthony. Na casa de meu pai. Rio de Janeiro: Contraponto, 2016.

CALLEGARI, Lara da Rocha. Identidades plurais e em trânsito no romance Americanah de Chimamanda Ngozi Adiche intersecções de gênero e raça. Dissertação de mestrado em Estudos de Cultura, Literatura e Línguas Modernas. Universidade de Coimbra, 2017.

CONRAD, Joseph. Coração das trevas. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

CRUMMELL, Alexander. The English Language in Liberia. In: ______. The future of Africa: being addresses, sermons delivered in the Republic of Liberia (1862). Detroit: Negro History Press, 1969.

HERNANDEZ, Leila Maria Gonçalvez Leite. A África na sala de aula: visita à história contemporânea. São Paulo: Selo Negro, 2005.

ILGES, Michelle Cirne. A produção de ciências sociais no continente africano e a agência CODESRIA. Tese de Doutorado em Ciências Sociais, São Paulo, USP, 2016.

PARADISO, Silvio Ruiz. Religião e religiosidade nas literaturas africanas pós coloniais: um olhar em Things Fall Apart, de Achebe e o Outro Pé da Sereia, de Mia Couto-2014.320f. Tese (Doutoramento em Letras) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2014.

MBEMBE, Achille. África Insubmissa: Cristianismo, poder e Estado na sociedade pós-colonial. Luanda: Edições Mulembo, 2013.

SAID, Edward W. Cultura e Imperialismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

THIONG’O, Ngugi wa. Writing Against Neocolonialism. New Jersey: The Red Sea Press, 1989.

YATES, William. A segunda vinda. Tradução de Adriano Scandolara. Disponível em: <https://escamandro.wordpress.com/2013/09/01/a-segunda-vinda-de-yeats-na-eutomia/>. Acesso em: 28 jan 2021.

YATES, William. The second coming. Disponível em:<https://www.poetryfoundation.org/poems/43290/the-second-coming.> Acesso em 28 jan 2021.

Downloads

Publicado

2021-08-30