A BNCC e o interesse dos jovens pela História: um olhar com dados do Projeto Residente

Autores

  • Matheus Mendanha Cruz Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina - SEED/SC
  • Luis Fernando Cerri Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

DOI:

https://doi.org/10.12957/transversos.2021.57332

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular – BNCC, Estudantes, Opção Decolonial, Narrativa-Mestra.

Resumo

Até que ponto a Base Nacional Comum Curricular – BNCC de História coincide com os interesses dos estudantes na disciplina? Para responder a esta questão, utilizamos os dados quantitativos coletados no ano de 2019 pelo projeto Residente: observatório das relações entre jovens, história e política na América Latina. Confrontamos os dados com as narrativas-mestras construídas e propostas nas versões do documento curricular que orienta a educação básica no Brasil. Partimos do referencial da Didática da História buscando desenvolver seus pressupostos em uma opção decolonial. A conclusão que podemos apontar é que as carências de orientação dos estudantes não são contempladas principalmente as duas últimas versões da BNCC.

Biografia do Autor

Matheus Mendanha Cruz, Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina - SEED/SC

Mestre em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG; Especialista em Ensino de História e Geografia pela Faculdades São Braz; Licenciado em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG, com experiência de trabalho na Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina, na rede Estadual de Ensino do Paraná e na rede particular da cidade de Ponta Grossa. Integra também o Grupo de Estudo em Didática da História (GEDHI) da UEPG.

Luis Fernando Cerri, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Possui graduação em História (1992), mestrado (1996) e doutorado (2000) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. É professor associado no Departamento de História da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atua no mestrado acadêmico de História e no mestrado profissional (ProfHistória) da UEPG. Tem experiência na área de História, com ênfase em ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura histórica, didática da história, consciência histórica, identidade social, ensino de história. Líder do Grupo de Estudos em Didática da História (GEDHI). É presidente da Associação Brasileira de Ensino de História (mandato 2019-2020) e bolsista de produtividade em pesquisa nível 2 do CNPq. 

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Publicado

2021-12-22