O aparelho burocrático educacional: a organização do ensino para o mundo do trabalho

Werbeth Serejo Belo

Resumo


Resumo

Tomando como ponto de partida a noção de burocracia no campo do marxismo tem-se como tema central deste artigo a apresentação e análise da legislação educacional brasileira como forma de compreensão até mesmo do lugar da História neste cenário, além do entendimento do currículo desta disciplina no ensino básico. A hipótese que se pretende sustentar aponta para a centralidade das alterações constantes em benefício dos interesses das frações burguesas que têm influência no aparelho burocrático do Estado, neste caso, no aparelho burocrático educacional, sobretudo por meio da alteração da noção de planos de Estado para planos de governo.

Palavras-Chave: Educação; Ensino de História; Burocracia; Legislação.

 

Abstract

Taking as a starting point the notion of bureaucracy in the Marxism, the central theme of this article is the presentation and analysis of Brazilian educational legislation as a way of understanding the place of history in this scenario, in addition for understanding the curriculum of this discipline in basic education. The hypothesis that we intend to support points to the centrality of the constant changes in favor of the interests of the bourgeois fractions that have an influence on the bureaucratic apparatus of the State, in this case, on the educational bureaucratic apparatus, mainly by changing the notion of State plans to plans of government.

Key-Words: Education; History teaching; Bureaucracy; Legislation.


Palavras-chave


Educação; Ensino de História; Burocracia; Legislação.

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DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2021.54296

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