ESTUDANTES BLOGUEIROS: INTERAGINDO COM A EDUCAÇÃO POLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2023.66658

Palavras-chave:

metodologia de ensino e aprendizagem, apropriação da tecnologia, Geografia polar

Resumo

A formação inicial e continuada de professores é deficitária na temática polar, e não há muitos materiais didáticos de apoio para desenvolver conteúdos sobre estas regiões. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é apresentar um relato e metodologia inovadora voltada para a educação polar com alunos da educação básica. A metodologia se fundamenta na dinâmica das mídias digitais, como o Instagram e o YouTube, utilizando diversos materiais: fotografias, desenhos, roupas de expedições antárticas e vídeos. Foram analisados os desenhos e escritas elaboradas pelos alunos e as anotações de seus questionamentos, contando com a participação de 47 estudantes dos anos finais do ensino fundamental. No primeiro momento da oficina, alguns estudantes preferiram o uso de palavras em vez de desenhos, o que evidencia dificuldade em criar uma representação de um ambiente pouco familiar. No segundo momento, houve um melhor entendimento de fotografias retratando ambientes polares, indicando uma ampliação da percepção inicial. A evolução verificada na compreensão dos ambientes polares foi provocada pelo diálogo conduzido pelas dúvidas e curiosidades dos discentes, o que promoveu uma percepção mais complexa das relações existentes entre os elementos característicos daquela região.

Biografia do Autor

Carina Petsch, Departamento de Geociências - UFSM

Possui graduação em Geografia (Bacharelado) pela Universidade Estadual de Maringá (2011), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Atuou como professora colaboradora da UNIOESTE, campus Francisco Beltrão, no período de 05/2018 a 03/2019. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Antártica, monitoramento de geleiras, Ensino Polar, Geomorfologia glacial, Sensoriamento Remoto e Cartografia escolar. Atua como pesquisadora no Laboratório de Geologia Ambiental (LAGEOLAM) da UFSM, Laboratório de Ensino e Pesquisas em Geografia e Humanidades (LEPGHU) e Centro Polar e Climático (CPC) da UFRGS. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) atuando na área de Geografia Física, Ensino e Cartografia.

Luiz Felipe Velho, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Porto Alegre: Porto Alegre, RS, BR

Engenheiro Cartógrafo (2006), mestre (2009) e doutor (2014) em Sensoriamento Remoto pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e especialista em Educação Básica e Profissional (2019) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Osório. Desde 2010, é professor da área de Geoprocessamento do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre. Atua na área de Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento e Cartografia, especialmente aplicados aos processos criosféricos. Tem experiência na área de Geociências, desenvolvendo trabalhos nos temas dinâmica glacial, Sensoriamento Remoto de áreas urbanas e Ilhas de Calor, bem como desenvolve trabalhos em educação, com ênfase na interdisciplinaridade, e de divulgação científica.

 

Natália Lampert Batista, Departamento de Geociências - UFSM

Graduação em Geografia (Licenciatura Plena) pelo Centro Universitário Franciscano. Especialização em Cartografia e Sensoriamento Remoto e em Geografia Populacional, Urbana e Econômica pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (EAD). Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGeo) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é Professora Adjunta no Departamento de Geociências e no Programa de Pós-graduação em Geografia e Coordenadora do Laboratório de Ensino e Pesquisas em Geografia e Humanidades (LEPGHU), da UFSM. É Professora no Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional (PROFGEO), no Instituto Federal Catarinense (IFC), Polo Brusque/SC. Tem interesse nas áreas de pesquisa de Ensino de Geografia e Cartografia Escolar; Formação de Professores; Cartografia Temática; e Geografia Urbana. Foi docente de Geografia no Ensino Fundamental na Prefeitura Municipal de Santa Maria/RS.

 

Aline Silva de Bona, IFRS- Campus Osório: Osório, Rio Grande do Sul, BR

Em 1996, como primeira opção de vestibular: ingressa na UFRGS para ser "professora de matemática". Desde 1997 dedica-se ao Ensino de Matemática, possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela UFRGS (1999) e Bacharelado em Ciências Contábeis pela FAPA (2008), sendo a mesma uma aplicação da matemática à ciência social. Professora nomeada de matemática do Ensino Fundamental e Médio/Profissional do Colégio Estadual Ruben Berta por mais de 10 anos, e em constante formação continuada e em busca de novos desafios sempre. Em 2010 foi um ano de muitos concursos públicos e novas aprendizagens EAD, em busca de uma matemática para todos! Atualmente professora do IFRS - Campus de Osório, que estou adorando! Defendi minha dissertação sobre os Portfólio de Matemática em 6/12/2010, e no segundo ano do doutorado em Informática na Educação, na UFRGS/PPGIE, com um estudo sobre "Espaço de Aprendizagem Digital da Matemática: o aprender a aprender por cooperação, sob a orientação da Prof. Léa Fagundes e coorientação do Prof. Marcus Basso, qualifico a pesquisa em 17 de abril de 2012, e defendo a minha tese dia 22 de novembro de 2012, aprovada e homologada em 26 de novembro de 2012, pela Banca: Prof. Cleci Maraschin, Elisabeth Búrigo e Lúcia Giraffa. Só Alegria. Além disso, finalizei um curso de especialização EAD para aprender como o estudante sente-se nessa modalidade de curso, além de aprender mais sobre metacognição, pois já atuei como tutora da distância de curso de especialização em Matemática, Mídias Digitais para educação básica, então viso aprender também vivenciando a experiência! Pós-Doutora pela Universidade de São Paulo (USP), em 2013, no Instituto de Psicologia - Departamento Psicologia da Aprendizagem, Desenvolvimento e Personalidade, com a supervisão da professora Maria Thereza Costa Coelho de Souza. Nesta pesquisa estudo a aprendizagem de Matemática sob o olhar de Piaget. MÃE da Eduarda em 29/03/2014, do Igor em 28/01/2017, e da Alice em 06/09/2018. Todas gestações completas e com amamentação de no mínimo até 1 ano de idade. E sempre trabalhando e estudando!

 

Jefferson Cardia Simões, Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Porto Alegre, RS, BR Universidade do Maine: Orono, ME, EUA

J.C. Simões, professor titular de Glaciologia e Geografia Polar da UFRGS, membro titular da Academia Brasileira de Ciências e Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, é o pioneiro da ciência glaciológica no Brasil. Atualmente é Vice-Presidente do Scientific Committee on Antarctic Research/Conselho Internacional de Ciências (SCAR/ISC) e Vice-Pró-Reitor de Pesquisa da UFRGS. Ele obteve seu PhD pelo Scott Polar Research Institute, University of Cambridge, Inglaterra, em 1990. É pós-doutor pelo Laboratoire de Glaciologie et Géophysique de lEnvironnement (LGGE) du CNRS/França e pelo Climate Change Institute (CCI), University of Maine, EUA. Leciona e orienta alunos de graduação e pós-graduação em Geociências e Geografia (41 dissertações de mestrado e 21 teses de doutorado aprovadas). Toda sua carreira foi dedicada às Regiões Polares, tendo publicado 200 artigos científicos, principalmente sobre processos criosféricos. Pesquisador do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR). É consultor ad-hoc da National Science Foundation - NSF (Office of Polar Programs). Simões já participou de 25 expedições científicas às duas regiões polares, criou o Centro Polar e Climático da UFRGS, a instituição que lidera no Brasil a pesquisa sobre a neve e o gelo. Ele coordena a participação brasileira nas investigações de testemunhos de gelo antárticos e andinos e faz parte do comitê gestor da iniciativa International Partnerships in Ice Core Sciences (IPICS). Recebeu o Prêmio Pesquisador Destaque da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) por sua contribuição à pesquisa antártica. Atualmente é o coordenador-geral do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Criosfera (INCT da Criosfera) e professor colaborador do CCI/University of Maine, Orono, EUA. No verão de 2011/2012 liderou a expedição que instalou o laboratório científico latino-americano mais ao sul do Planeta, o módulo Criosfera 1 (84°S, 79,5°W).

 

Downloads

Publicado

2023-01-30

Como Citar

Petsch, C., Velho, L. F., Batista, N. L., Bona, A. S. de, & Simões, J. C. (2023). ESTUDANTES BLOGUEIROS: INTERAGINDO COM A EDUCAÇÃO POLAR. Revista Tamoios, 19(1). https://doi.org/10.12957/tamoios.2023.66658

Edição

Seção

O Sentido das Coisas