OS CONCEITOS DE BIOMA E DOMÍNIO MORFOCLIMÁTICO NAS VIDEOAULAS DE GEOGRAFIA: ABORDAGENS E DESAFIOS

Autores

  • Francisco Nataniel Batista de Albuquerque Instituto Federal do Ceará (IFCE) campus Iguatu e Mestrado em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) http://orcid.org/0000-0001-8588-2740
  • João Bandeira da Silva Instituto Federal do Ceará (IFCE) campus Iguatu
  • Edilmara Vieira de Melo Instituto Federal do Ceará (IFCE) campus Iguatu
  • Géssica Maria Silva Instituto Federal do Ceará (IFCE) campus Iguatu

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2022.61114

Resumo

A adoção de conceitos geográficos nas aulas de Geografia para a abordagem das temáticas físico-naturais é essencial no processo de ensino-aprendizagem dos alunos para o entendimento da organização do espaço, além de reforçar o arcabouço teórico da ciência geográfica na Geografia Escolar. Diante do exposto, a pesquisa analisa a abordagem dos conceitos fundamentais de domínio morfoclimático (geográfico) e bioma (biológico) nas videoaulas de Geografia do Ensino Médio na plataforma de vídeo YouTube® a partir do levantamento e análise das aulas mais visualizadas de cada um dos referidos conceitos com base em critérios como definição conceitual, autoria, fatores naturais formadores do conceito e interdisciplinaridade da abordagem. Entre os resultados, podemos concluir a menor difusão do conceito geográfico de domínio morfoclimático em detrimento do conceito biológico de bioma, além da dificuldade de detalhamento das diferenciações e similaridades dos conceitos análogos nas aulas de Geografia, além da quase inexistência de interdisciplinaridade nas videoaulas. Diante dos dados empíricos e reflexões teóricas evidencia-se a preocupação com a secundarização do conceito de domínio morfoclimático e a redução do seu potencial explicativo das paisagens brasileiras na Geografia Escolar.

Biografia do Autor

Francisco Nataniel Batista de Albuquerque, Instituto Federal do Ceará (IFCE) campus Iguatu e Mestrado em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Professor Doutor do Curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal do Ceará (IFCE) campus Iguatu e do Mestrado em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Sobral, Ceará.

João Bandeira da Silva, Instituto Federal do Ceará (IFCE) campus Iguatu

Graduando do curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal do Ceará (IFCE) campus Iguatu e bolsista PIBIC-IFCE.

Edilmara Vieira de Melo, Instituto Federal do Ceará (IFCE) campus Iguatu

Graduanda do curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal do Ceará (IFCE) campus Iguatu e bolsista do Programa Residência Pedagógica.

Géssica Maria Silva, Instituto Federal do Ceará (IFCE) campus Iguatu

Graduanda do curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal do Ceará (IFCE) campus Iguatu e bolsista do Programa Residência Pedagógica.

Downloads

Publicado

2022-07-21

Como Citar

Albuquerque, F. N. B. de, Silva, J. B. da, de Melo, E. V., & Silva, G. M. (2022). OS CONCEITOS DE BIOMA E DOMÍNIO MORFOCLIMÁTICO NAS VIDEOAULAS DE GEOGRAFIA: ABORDAGENS E DESAFIOS. Revista Tamoios, 18(2). https://doi.org/10.12957/tamoios.2022.61114

Edição

Seção

Artigos