OS CONCEITOS DE BIOMA E DOMÍNIO MORFOCLIMÁTICO NAS VIDEOAULAS DE GEOGRAFIA: ABORDAGENS E DESAFIOS

Francisco Nataniel Batista de Albuquerque, João Bandeira da Silva, Edilmara Vieira de Melo, Géssica Maria Silva

Resumo


A adoção de conceitos geográficos nas aulas de Geografia para a abordagem das temáticas físico-naturais é essencial no processo de ensino-aprendizagem dos alunos para o entendimento da organização do espaço, além de reforçar o arcabouço teórico da ciência geográfica na Geografia Escolar. Diante do exposto, a pesquisa analisa a abordagem dos conceitos fundamentais de domínio morfoclimático (geográfico) e bioma (biológico) nas videoaulas de Geografia do Ensino Médio na plataforma de vídeo YouTube® a partir do levantamento e análise das aulas mais visualizadas de cada um dos referidos conceitos com base em critérios como definição conceitual, autoria, fatores naturais formadores do conceito e interdisciplinaridade da abordagem. Entre os resultados, podemos concluir a menor difusão do conceito geográfico de domínio morfoclimático em detrimento do conceito biológico de bioma, além da dificuldade de detalhamento das diferenciações e similaridades dos conceitos análogos nas aulas de Geografia, além da quase inexistência de interdisciplinaridade nas videoaulas. Diante dos dados empíricos e reflexões teóricas evidencia-se a preocupação com a secundarização do conceito de domínio morfoclimático e a redução do seu potencial explicativo das paisagens brasileiras na Geografia Escolar.


Texto completo:

170-184


DOI: https://doi.org/10.12957/tamoios.2022.61114

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ISSN: 1980-4490

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