ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA: EXERCITANDO O ENSINO DE GEOGRAFIA DA ÁFRICA

Rosemberg Ferracini, Matheus Henrique Pereira da Silva

Resumo


Este trabalho tem como objetivo, apresentar atividades educativas antirracistas que abordem possibilidades de ensino e aprendizagem no processo de alfabetização cartográfica do continente africano decolonial, Santos (2009). Para o desenvolvimento da pesquisa, foram elaboradas propostas metodológicas de ensino baseadas em Anjos (2015), de linguagem cartográfica para o 6º e 7º ano do Ensino Fundamental do Instituto Líber – Porangatu-GO. As práticas pedagógicas decoloniais foram viabilizadas através do concurso de desenhos virtuais, que tiveram a produção de mapas dos Reinos e Impérios Africanos, utilizando as plataformas digitais durante o período de pandemia – COVID 19. Teve-se como meta, utilizar os desenhos dos mapas como um recurso que fortaleça a compreensão dos conteúdos relacionados à população e território do continente africano. Como resultado, pode-se aduzir que houve um comprometimento melhor dos alunos no processo de análise de informações, além do professor-pesquisador poder levantar um estudo crítico-analítico da aplicação da lei 10.639/03 na Geografia escolar, fazendo uma relação entre teoria e prática.

 


Texto completo:

185-201


DOI: https://doi.org/10.12957/tamoios.2022.60588

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

ISSN: 1980-4490

 Resultado de imagem para logotipo biblioteca nacional     Portal de Periódicos da CAPES