ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA: EXERCITANDO O ENSINO DE GEOGRAFIA DA ÁFRICA

Autores

  • Rosemberg Ferracini Universidade Federal do Tocantins - UFT - Porto Nacional. https://orcid.org/0000-0003-1203-8893
  • Matheus Henrique Pereira da Silva Aluno no Programa de Pos-graduação na Universidade Federal do Tocantins – UFT/Porto Nacional. Professor de Geografia da Rede Particular.

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2022.60588

Resumo

Este trabalho tem como objetivo, apresentar atividades educativas antirracistas que abordem possibilidades de ensino e aprendizagem no processo de alfabetização cartográfica do continente africano decolonial, Santos (2009). Para o desenvolvimento da pesquisa, foram elaboradas propostas metodológicas de ensino baseadas em Anjos (2015), de linguagem cartográfica para o 6º e 7º ano do Ensino Fundamental do Instituto Líber – Porangatu-GO. As práticas pedagógicas decoloniais foram viabilizadas através do concurso de desenhos virtuais, que tiveram a produção de mapas dos Reinos e Impérios Africanos, utilizando as plataformas digitais durante o período de pandemia – COVID 19. Teve-se como meta, utilizar os desenhos dos mapas como um recurso que fortaleça a compreensão dos conteúdos relacionados à população e território do continente africano. Como resultado, pode-se aduzir que houve um comprometimento melhor dos alunos no processo de análise de informações, além do professor-pesquisador poder levantar um estudo crítico-analítico da aplicação da lei 10.639/03 na Geografia escolar, fazendo uma relação entre teoria e prática.

 

Biografia do Autor

Rosemberg Ferracini, Universidade Federal do Tocantins - UFT - Porto Nacional.

Professor de Prática de Ensino, Geografia da África e Estudos Étnicos-Raciais.

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Publicado

2022-07-21

Como Citar

Ferracini, R., & Pereira da Silva, M. H. (2022). ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA: EXERCITANDO O ENSINO DE GEOGRAFIA DA ÁFRICA. Revista Tamoios, 18(2). https://doi.org/10.12957/tamoios.2022.60588

Edição

Seção

Artigos