ELEMENTOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM NATAL (RN)

Jane Claudia Cabral Bragelone, Alessandro Dozena, Eugênia Maria Dantas

Resumo


O presente artigo é resultado de parte de uma pesquisa de mestrado, realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Geografia – Mestrado Profissional (GEOPROF), pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ele busca apresentar as principais dificuldades relatadas pelos professores de Geografia das escolas públicas da rede estadual de Educação do RN, localizadas em Natal, e suas estratégias metodológicas utilizadas para ensinar Geografia. Os dados foram obtidos por meio da realização de questionários com os professores. Por meio dos quais obtivemos os seguintes resultados: as principais dificuldades apresentadas por esses professores estão atreladas a falta de recursos didáticos específicos para a disciplina de Geografia e as dificuldades de leitura e escrita de muitos alunos. Dentre as principais estratégias metodológicas citadas, a aula expositiva é a de maior destaque, com suporte do livro didático, que por sua vez é a base da seleção dos conteúdos. A avaliação, embora a prova escrita seja utilizada como recurso principal, também é realizada por outros meios como: atividades do livro ou elaboradas pelo professor e trabalhos de pesquisa.


Palavras-chave


Ensino de Geografia; Estratégias metodológicas; Professores da rede estadual do RN; Natal/RN.

Texto completo:

139-152


DOI: https://doi.org/10.12957/tamoios.2022.59862

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

ISSN: 1980-4490

 Resultado de imagem para logotipo biblioteca nacional     Portal de Periódicos da CAPES