ESTADO DA CONSERVAÇÃO AMBIENTAL DAS PASTAGENS DA MUNICIPALIDADE DE ARAPUTANGA-MT, BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2021.59793

Palavras-chave:

Sensoriamento remoto, erosão, solos, pecuária.

Resumo

O escopo deste trabalho é caracterizar os níveis de degradação das áreas de pastagem do município mato-grossense de Araputanga. Considera-se que o apontamento e o diagnóstico do estado de conservação ambiental das pastagens na municipalidade se mostram importantes e necessários a fim de gerar dados e informações e colaborar com subsídios que possibilitem ampliar as discussões pertinentes ao planejamento ambiental. Por meio de Sistema de Informações Geográficas foi efetuada a análise e delimitação das áreas de pastagem e gerados os dados para caracterização dos níveis de degradação via aplicação do Índice de Degradação de Pastagem. No município 36,24% das pastagens apresentaram-se fortemente degradadas, 22,36% modernamente e 21,18% levemente. Apenas 20,22% não apresentam nenhum nível de degradação. Constatou-se que no município a degradação das pastagens é influenciada pelo tipo de solo, caracterizado por alta erodibilidade natural, principalmente os Luvissolos associados a relevos planos/ondulados, mas que tendem a ser fortemente marcados por erosões laminares, sugerindo-se o estabelecimento ou ampliação de práticas conservacionistas e a recuperação das áreas degradadas, visando o restabelecimento da produtividade, para que não seja necessário a ampliação do pasto, implicando na incorporação de novas áreas, principalmente aquelas recobertas com vegetação natural.

Biografia do Autor

Alexander Webber Perlandim Ramos, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Graduado em Geografia e Mestre em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

Downloads

Publicado

2021-11-11

Como Citar

Perlandim Ramos, A. W., dos Santos Galvanin, E. A., Vieira Xavier, F., Ferreira Batista, V., Batista Soares, B. R., & Ruchkys de Azevedo, Úrsula. (2021). ESTADO DA CONSERVAÇÃO AMBIENTAL DAS PASTAGENS DA MUNICIPALIDADE DE ARAPUTANGA-MT, BRASIL. Revista Tamoios, 17(2). https://doi.org/10.12957/tamoios.2021.59793

Edição

Seção

Artigos