TRAJETÓRIAS DO DESMATAMENTO DO MUNICÍPIO DE SAPEZAL (MT), BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2025.78377Resumo
O objetivo deste estudo é analisar a dinâmica espaço-temporal dos usos antrópicos na municipalidade mato-grossense de Sapezal, avaliando as alterações na cobertura vegetal natural. Foram utilizados os procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, elaboração de mapas de cobertura vegetal e usos da terra de 1990, 2000, 2010 e 2020; quantificação das classes temáticas dos mapas; análise e discussão dos resultados. A agricultura aumentou no período de pesquisa (77,61%), constituindo o uso de maior crescimento, enquanto a Savana parque sem Floresta de galeria foi a que sofreu maior supressão (97,74%). Concluiu-se que o desenvolvimento da Agricultura ao longo dos anos investigados alterou a paisagem do município, por meio da supressão vegetal em todas as fitofisionomias.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Alessandra dos Reis Moura Souza, Denise Vargas da Silva, Sandra Mara Alves da Silva Neves, Alexander Webber Perlandim Ramos, Edinéia Aparecida dos Santos Galvanin

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.