O TRABALHO DE CAMPO COMO INTERVENÇÃO PRÁTICA NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2022.59281

Resumo

A pesquisa e o debate a respeito da Formação do Professor de Geografia e do Estágio Supervisionado têm crescido consideravelmente, sobretudo a partir da década de 1990. O estágio supervisionado na contemporaneidade representa um momento ímpar na formação do docente de Geografia, sendo entendido como um momento de preparação profissional, possibilitando a vivência, a reflexão e a intervenção do licenciando no ambiente escolar. O planejamento e a execução de intervenções educacionais são experiências que incorporam o conjunto de conhecimentos proporcionados pelos estágios, pois os discentes da licenciatura, a partir de uma perspectiva docente, idealizam as intervenções que os mesmos compreendem como significativas para o contexto escolar e educacional. O presente artigo busca contribuir com esta discussão, apresentando casos exemplares de intervenção de estagiários no ambiente escolar, destacando como o trabalho de campo pode ser uma alternativa profícua de intervenção, tanto para contribuir com uma aprendizagem significativa dos conteúdos da Geografia escolar, como para o processo de formação inicial e continuada dos licenciandos e dos professores supervisores.

 

Palavras-chave: Estágio Curricular Supervisionado; Intervenções práticas; Metodologia de ensino; Trabalho de Campo.

Biografia do Autor

Thenilly Sérgia Brito Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte / Centro de Ensino Superior do Seridó / Departamento de Geografia /

Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN / Centro de Ensino Superior do Seridó - CERES / Campus de Caicó (2017-2021).

Aline da Silva Cardozo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte / Centro de Ensino Superior do Seridó / Departamento de Geografia / Programa de Pós-Graduação em Geografia

Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN / Centro de Ensino Superior do Seridó - CERES / Campus de Caicó (2017-2021).

Sara Fernandes Flor de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte / Centro de Ensino Superior do Seridó / Departamento de Geografia /

Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN / Centro de Ensino Superior do Seridó - CERES / Campus de Caicó. Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2009-2013). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2007-2009). Graduada em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (2003-2007). Atuando nas áreas: Geotecnologias, Cartografia e Geografia Física. Coordenadora do Laboratório Didático de Geociências (LADGEO) - CERES - UFRN. Colaboradora do Laboratório de Hidrografia, Climatologia e Cartografia (LAHICC) - CERES - UFRN

Marianna Fernandes Moreira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte / Centro de Ensino Superior do Seridó / Departamento de Geografia /

Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob orientação do Prof. Dr. Marcelo Lopes de Souza no âmbito do Núcleo de Pesquisas sobre Desenvolvimento Sócio-Espacial (NuPeD / UFRJ). Possui mestrado, bacharelado e licenciatura plena em Geografia pela mesma instituição. Realizou o doutorado sanduíche na Queen Mary University of London, além de ter atuado na Universidade de Leeds (Inglaterra) como Pesquisador Assistente Visitante (Visiting Research Assistant) e integrado o projeto internacional "Contested_Cities: Contested Spatialities of Urban Neoliberalism. Dialogues between Emerging Spaces of Citizenship in Europe and Latin America", financiado pela União Europeia (2012-2016). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Geografia da UFRN (CERES). Foca seus trabalhos nos seguintes temas: Geografia Urbana, movimento sociais, geografia e gênero, geografia da família e da casa, economia doméstica e espacialidade cotidiana.

Iapony Rodrigues Galvão, Universidade Federal do Rio Grande do Norte / Centro de Ensino Superior do Seridó / Departamento de Geografia /

IAPONY RODRIGUES GALVÃO, Licenciado (2008) e Bacharel em Geografia (2015), ambas as graduações pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN; Mestre em Geografia (2011), pelo Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia(PPGe/UFRN); Doutor em Geografia (2017), pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará - UECE.Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Geografia da UFRN (CERES).

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Publicado

2022-07-21

Como Citar

Brito Costa, T. S., da Silva Cardozo, A., Fernandes Flor de Souza, S., Fernandes Moreira, M., & Rodrigues Galvão, I. (2022). O TRABALHO DE CAMPO COMO INTERVENÇÃO PRÁTICA NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA. Revista Tamoios, 18(2). https://doi.org/10.12957/tamoios.2022.59281

Edição

Seção

Artigos