A ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO COMO POSSIBILIDADE TEÓRICO-METODOLÓGICA PARA A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA GEOGRAFIA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2022.58420Resumo
O artigo discute as possibilidades do uso teórico do discurso na Geografia Escolar a partir da perspectiva dialógico-discursiva do Círculo de Mikhail Bakhtin. O desenvolvimento da discussão foi feito a partir do diálogo entre os conceitos desenvolvidos pelo referido autor de enunciado, signo ideológico e gêneros discursivos. Em seguida, foi apresentada e analisada uma faixa de anúncio como objeto de conhecimento em caráter de ilustração. Seguimos esse percurso com vistas a facilitar a apreensão da perspectiva adotada pensando em nosso leitor presumido, o professor de Geografia. Por fim foram discutidos alguns pontos que julgamos relevantes para o desenvolvimento do raciocínio geográfico na perspectiva adotada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.