A ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO COMO POSSIBILIDADE TEÓRICO-METODOLÓGICA PARA A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA GEOGRAFIA ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2022.58420

Resumo

O artigo discute as possibilidades do uso teórico do discurso na Geografia Escolar a partir da perspectiva dialógico-discursiva do Círculo de Mikhail Bakhtin. O desenvolvimento da discussão foi feito a partir do diálogo entre os conceitos desenvolvidos pelo referido autor de enunciado, signo ideológico e gêneros discursivos. Em seguida, foi apresentada e analisada uma faixa de anúncio como objeto de conhecimento em caráter de ilustração. Seguimos esse percurso com vistas a facilitar a apreensão da perspectiva adotada pensando em nosso leitor presumido, o professor de Geografia. Por fim foram discutidos alguns pontos que julgamos relevantes para o desenvolvimento do raciocínio geográfico na perspectiva adotada.

Biografia do Autor

Darlan da Conceição Neves, UNICAMP: ALUNO DE DOUTORADO EM GEOGRAFIA

Atualmente é doutorando em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Ensino e História de Ciências da Terra pela Universidade Estadual de Campinas - Campinas (2018). Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus-Bahia (2015). Atualmente é professor da rede municipal de São Paulo capital. Desenvolve pesquisas relacionadas às mudanças climáticas no Ensino de Geografia, com ênfase no discurso, linguagens, raciocínio geográfico e produção de materiais didáticos multimodais.

Roberto Greco, Professor doutor do Instituto de Geociência da Unicamp.

Professor da Universidade de Campinas (UNICAMP) desde 2012, onde ministra disciplina com conteúdo de Geografia física geral e a disciplina de Práticas de geociências na educação básica para estudantes de geografia e geologia. Orienta alunos de mestrado e doutorado nos programas de pós-graduação em Geografia, Ensino de Ciências e Matematica Multiunidade (PECIM) e Ensino e História de Ciência da Terra. Licenciado em Ciências Naturais (1997) e doutor pela escola de doutorado Ciência do Sistema Terra: ambiente, recursos e patrimônio cultural (2010), ambas cursadas na Universidade dos Estudos de Modena e Reggio Emilia (Unimore), Itália. De setembro de 2010 e março de 2012 trabalhou em Roma no Ministério da Educação. Interesses de pesquisa incluem os processos de ensino aprendizagem, e treinamento de professores relacionados com os conteúdos de Ciências da Terra assim como a educação ambiental e a divulgação das geociências. Está na coordenação da Olimpíada Brasileira de Geografia e Ciência da Terra. Desde 2018 é Chair da International Geoscience Education Organization (IGEO), membro do Conselho Executivo das Associação Internacional para a Promoção da Geoética (IAPG) e da Commission on Geoscience Education, Training and Technology Transfer (COGE) da International Union Geological Sciences (IUGS).

Downloads

Publicado

2022-07-21

Como Citar

Neves, D. da C., & Greco, R. (2022). A ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO COMO POSSIBILIDADE TEÓRICO-METODOLÓGICA PARA A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA GEOGRAFIA ESCOLAR. Revista Tamoios, 18(2). https://doi.org/10.12957/tamoios.2022.58420

Edição

Seção

Artigos