HISTÓRIA LOCAL E HISTÓRIA REGIONAL – A HISTORIOGRAFIA DO PEQUENO ESPAÇO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2022.57694

Resumo

O artigo propõe-se a discutir as modalidades historiográficas da ‘História Regional’ e da ‘História Local’. Em uma de suas sessões, discute a desenvolvimento do conceito de ‘lugar’ na Geografia, mostrando que este ultrapassou a mera ideia de ‘localidade’, o que permite abordar a implicação deste aspecto na historiografia. Discute-se também quais são as diferentes motivações para o estudo da História Local. Na última sessão, procura-se discutir a possibilidade de usos diferenciados, e não coincidentes, para as expressões “história local” e “história regional”

Biografia do Autor

José D'Assunção Barros, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professor-Associado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em História. Professor-Permanente do Programa de Pós-Graduação em História Compara da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense.

Downloads

Publicado

2022-07-21

Como Citar

Barros, J. D. (2022). HISTÓRIA LOCAL E HISTÓRIA REGIONAL – A HISTORIOGRAFIA DO PEQUENO ESPAÇO. Revista Tamoios, 18(2). https://doi.org/10.12957/tamoios.2022.57694

Edição

Seção

Artigos