AFRONTANDO LEIS: UMA CARTOGRAFIA DO ESPAÇO DE CATAÇÃO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS NO MUNICÍPIO DE CRICIÚMA, SANTA CATARINA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2022.56806

Resumo

O presente artigo apresenta uma cartografia da catação de materiais recicláveis de Criciúma (SC), buscando discutir a espacialização do poder e os processos de subjetivação que constituem o espaço urbano. Partindo da noção de cartografia utilizada por Deleuze e Guattari, percorreu-se o território existencial da catação a partir de pistas contidas em discursos sobre catadores publicados em jornais locais e em três legislações implementadas no município a partir do ano 2000 que impactaram diretamente o trabalho destes sujeitos na cidade. Estas leis passaram a regular e limitar o tráfego e os serviços de transporte de veículos de tração animal e propulsão humana no perímetro urbano, além de estabelecer normas de conduta para estes trabalhadores. A pesquisa também contou com a vivência territorial dos pesquisadores junto aos catadores no município. A cartografia permitiu revelar o discurso higienista, engendrado na biopolítica que circunda a produção social deste espaço marcado pela desigualdade, além de apontar para a produção de heterotopias, espaços-outros quecontrapõem a matriz social hegemônica.

Biografia do Autor

Vitória Oliveira de Souza, Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina (UNESC)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

Viviane Kraieski de Assunção, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizou estágio pós-doutoral na Vrije Universiteit Amsterdam. É professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

Mário Ricardo Guadagnin, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade do Extremo Sul Catarinense

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

Downloads

Publicado

2022-07-21

Como Citar

Oliveira de Souza, V., Kraieski de Assunção, V., & Guadagnin, M. R. (2022). AFRONTANDO LEIS: UMA CARTOGRAFIA DO ESPAÇO DE CATAÇÃO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS NO MUNICÍPIO DE CRICIÚMA, SANTA CATARINA. Revista Tamoios, 18(2). https://doi.org/10.12957/tamoios.2022.56806

Edição

Seção

Artigos