EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA, DOCÊNCIA E O CONTEXTO DA PANDEMIA COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2020.50449

Palavras-chave:

educação escolar, prática docente, educação geográfica, covid-19, coronavírus

Resumo

O texto apresenta uma discussão sobre a docência e o ensino de geografia no contexto da COVID-19, considerando as orientações para a ação dos professores segundo as gestões de secretaria de educação, problematiza as condições do trabalho docente e aponta temáticas para uma educação geográfica contemporânea e pertinente ao tempo de pandemia. Os elementos norteadores do ponto de vista objetivo se baseiam no contexto das redes públicas e privadas da região metropolitana do Rio de Janeiro, principlamente.

Biografia do Autor

Manoel Martins de Santana Filho, UERJ - FFP

Geógrafo/Educador, bacharel e licenciado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense, Mestre em Educação pela Universidade
do Estado do Rio de Janeiro (2000) e Doutor em Geografia pela Universidade de São Paulo (Geografia Humana – 2010). Tem experiência na educação básica e é Professor
da UERJ, atuante nos cursos de graduação e pós-graduação na Faculdade de Formação de Professores, onde foi coordenador de graduação e diretor. Atualmente é
Coordenador do Programa de Pós-graduação em Geografia - PPGGEO-FFP. Destacam-se em sua produção os temas: ensino de geografia, educação geográfica, geografia e
literatura, formação de professores, ensino-aprendizagem, procedimentos didático-pedagógicos, metodologia de ensino e pesquisa, Geografia e Prática docente.
(Texto informado pelo autor)

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Publicado

2020-05-07

Como Citar

Filho, M. M. de S. (2020). EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA, DOCÊNCIA E O CONTEXTO DA PANDEMIA COVID-19. Revista Tamoios, 16(1). https://doi.org/10.12957/tamoios.2020.50449