A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE ESPACIAL PARA TOMADA DE DECISÃO: UM OLHAR SOBRE A PANDEMIA DE COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2020.50440Palavras-chave:
COVID-19, pandemia, geoprocessamento, análise espacial, coronavírusResumo
A Geografia tem a possibilidade de contribuir com as crises de diferentes maneiras, permitindo realizar variadas leituras do problema e subsidiando o seu gerenciamento. No caso da COVID-19, pandemia enfrentada por grande parte dos países de quase todos os continentes, é possível encontrar situações em que a Geografia tem dado importante suporte. No âmbito do geoprocessamento é possível realizar análises espaciais que ajudam na compreensão da complexidade do problema, associando a outras variáveis espaciais que podem agravar o quadro, além de avaliar tendências futuras. Este artigo tem a pretensão de fazer reflexões acerca da importância das geotecnologias para as análises de fenômenos, bem como abordar a utilidade das análises espaciais para tomadas de decisões. Como exemplo empírico, é apresentado o mapeamento dos casos de COVID-19 no município de São Gonçalo - RJ e seus desdobramentos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.