ESCALA E TEMPO NA ANÁLISE DA PAISAGEM
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2019.42275Resumo
O conceito de escala é de suma importância para estudos geográficos de qualquer natureza, sendo importante compreender as definições desse conceito para realizar escolhas adequadas da escala em estudos geográficos. A escala espacial e a temporal são variáveis importantes na delimitação da área e estudos, sendo o fenômeno estudado responsável pela escolha mais apropriada das escalas. Também é relevante ressaltar que com o desenvolvimento das geotecnologias, a perspectiva escalar ganha destaque nas imagens de sensoriamento remoto, tendo em vista a correlação desse conceito com as generalizações cartográficas e detalhamento do objeto. Nesse sentido, este trabalho discute os conceitos de escala, apresentando sua importância para os estudos geográficos, dando ênfase na análise da paisagem em perspectivas espaço-temporais. Para o estudo foram realizados levantamentos bibliográficos de autores que trabalham com o conceito de escala em diferentes perspectivas, utilizando exemplos do uso de escalas em estudos geográficos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.