A CATEGORIA CIDADANIA NA BNCC DE GEOGRAFIA: AS FINALIDADES FORMATIVAS NO PROCESSO DE RECOMPOSIÇÃO BURGUESA
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2019.45353Resumo
Após a análise das premissas teóricas, epistemológicas e ético-políticas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e sua refração nas competências para a Geografia nos diferentes níveis de ensino da Educação Básica, assim como exame de parte dos estudos das áreas de educação e ensino de geografia, identificamos na definição e instrumentalização da categoria cidadania rotunda convergência às predileções para a formação do “homem de novo tipo”. Partimos da premissa de que as menções à categoria, enquanto “exercício”, se coadunam aos mesmos princípios da Pedagogia Flexível com a finalidade de contemplar as novas morfologias do trabalho no contexto de recomposição burguesa, almejando a consolidação dos mecanismos de conformação da classe trabalhadora às transformações do/no mundo do trabalho, inexorável dos derivados para a reprodução social e material da/na ordem societária burguesa. Neste sentido, tomamos como objetivo o exame crítico das definições e usos da categoria em voga na BNCC e sua refração nas competências para a relação ensino-aprendizagem em Geografia. Trata-se de uma pesquisa básica, de análise qualitativa, de caráter explicativo, que se insere na categoria de pesquisa bibliográfico-documental.
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