POR ENTRE MEMÓRIAS DA VIDA ESCOLAR E ACADÊMICA: A FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA EM QUESTÃO

Autores

  • Victória Sabbado Menezes Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Roselane Zordan Costella Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2019.44565

Resumo

Este trabalho versa sobre a relação entre as memórias de ensino da vida escolar e acadêmica de licenciandos e professores formadores da licenciatura em Geografia. O distanciamento entre as memórias destes sujeitos (os primeiros atreladas às memórias de escola e os últimos, às memórias de academia) acarreta em uma formação fragilizada no tocante ao “ensinar a ensinar” e/ou “aprender a ensinar”. Assim, geram-se repercussões sobre o ensino de Geografia escolar, o qual tende a manter-se de forma tradicional e reprodutivista, assentado no saber da tradição pedagógica. Ao considerar a formação docente como um processo contínuo e permanente ao longo de uma vida, entende-se que as memórias de ensino escolar atuam na construção de representações sobre a docência e orientam as práticas pedagógicas dos sujeitos. O caminho metodológico adotado consiste em revisão bibliográfica voltada ao ensino de Geografia e à formação docente, além de referenciais do campo da pesquisa (auto)biográfica. Logo, propõe-se que dispositivos formativos como narrativas (auto)biográficas e memoriais sejam inseridos na licenciatura visando provocar a reflexão coletiva entre professores formadores e licenciandos sobre seus percursos formativos e suas memórias de escola com o intento de ressignificar a formação inicial e o ensino de Geografia nas instituições escolares.

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Publicado

2019-12-18

Como Citar

Menezes, V. S., & Costella, R. Z. (2019). POR ENTRE MEMÓRIAS DA VIDA ESCOLAR E ACADÊMICA: A FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA EM QUESTÃO. Revista Tamoios, 15(2). https://doi.org/10.12957/tamoios.2019.44565

Edição

Seção

Artigos