MAPEANDO EMOÇÕES: UMA PESQUISA-INTERVENÇÃO NUMA ESCOLA ASSOCIATIVA E COMUNITÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2019.37774Resumo
O presente trabalho consiste numa pesquisa-intervenção, no contexto de uma Análise Institucional (AI), na instituição escolar Escola Nossa, uma escola associativa e comunitária, localizada no bairro de Pendotiba, em Niterói/RJ, e que preconiza o que lá é chamado de “pedagogia democrática”. Para tal foi executado o mapeamento das emoções expressas pelos alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II em relação aos diferentes espaços da escola, de forma a produzir a desnaturalização destes espaços aos alunos. Posteriormente, os mapas elaborados foram apresentados ao coletivo institucional (alunos, gestores e profissionais) que puderam refletir sobre os desafios para uma real democratização da Escola e a importância dos espaços da escola neste processo. Como resultado, foi possível não só evidenciar as diferentes experiências vividas de Escola (as “várias Escolas Nossa”), no que concernem os espaços de amizade, alegria, mas também de medo e poder; como também fomentar intervenções para um melhor planejamento e gestão desses espaços.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.