REFLEXÕES INICIAIS ACERCA DO DEBATE SOBRE O CAMPO DA GEOGRAFIA POLÍTICA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Vanessa Teixeira Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2014.13008

Resumo

Esta nota de pesquisa trata sobre as observações realizadas na construção do projeto de mestrado, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Geografia, pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, a qual tem por objetivo analisar a Geografia Política brasileira contemporânea a partir da disseminação de pesquisas nessa área, tendo como fonte trabalhos apresentados no Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação (ANPEGE) pelo seu uso conceitual, observando quais foram as mudanças no período entre 1995 a 2014, trazendo por fundamentação à análise da interação da política com o território via relações de poder. A escolha do evento da ANPEGE se justifica por se tratarem de encontros de natureza nacional, especializados, de grande representatividade aos estudos geográficos em nível de pós-graduação, considerando ainda, a participação de pesquisadores de todo o país. É nessa mesma perspectiva, que a escolha temporal do estudo se coloca, assim, na tentativa de visualizar essa discussão teórica e produção científica, enquanto elemento do desenvolvimento do conhecimento geográfico brasileiro a partir do primeiro encontro da ANPEGE.

Biografia do Autor

Vanessa Teixeira, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Graduação em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), campus de Guarapuava. Mestrando em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).

Downloads

Publicado

2015-03-06

Como Citar

Teixeira, V. (2015). REFLEXÕES INICIAIS ACERCA DO DEBATE SOBRE O CAMPO DA GEOGRAFIA POLÍTICA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA. Revista Tamoios, 10(2). https://doi.org/10.12957/tamoios.2014.13008

Edição

Seção

Artigos