PENSAMENTO POLÍTICO E POLÍTICA EXTERNA NA INDEPENDÊNCIA: O PENSAMENTO DE JOSÉ BONIFÁCIO E FREI CANECA EM PERSPECTIVA COMPARADA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/synthesis.2022.71879

Palavras-chave:

José Bonifácio, Frei Caneca, pensamento político brasileiro, pensamento internacional brasileiro, política externa brasileira.

Resumo

Partindo do diálogo entre o Pensamento Político Brasileiro e a História da Política Externa Brasileira, este artigo objetiva analisar o pensamento político de José Bonifácio de Andrada e Silva e Joaquim do Amor Divino Caneca, popularmente conhecido como Frei Caneca, quando do processo de Independência do Brasil. Da leitura das suas principais obras e ação política, buscaremos compreender as dimensões de política interna e externa na imaginação de ambos os autores/atores.

Biografia do Autor

Elizeu Santiago T. de Sousa, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)/Professor

Doutor em Ciência Política, professor do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) e diretor do Centro de Ensino e Pesquisa do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro (AGCRJ). 

Felipe Vidal Benvenuto Alberto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)/Mestrando em Relações Internacionais

Mestrando em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).  

Tomás Paixão Borges, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)/Mestrando em Ciência Política

UERJ)Mestrando em Ciência Política no Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ). 

Downloads

Publicado

2023-01-18

Como Citar

Sousa, E. S. T. de, Alberto, F. V. B., & Borges, T. P. (2023). PENSAMENTO POLÍTICO E POLÍTICA EXTERNA NA INDEPENDÊNCIA: O PENSAMENTO DE JOSÉ BONIFÁCIO E FREI CANECA EM PERSPECTIVA COMPARADA. (SYN)THESIS, 15(3), 9–24. https://doi.org/10.12957/synthesis.2022.71879

Edição

Seção

Dossiê 200 Anos de Pensamento Internacional Brasileiro (V. 2): Personagens e Agendas