GUERRA, ORDEM MUNDIAL E SEGURANÇA INTERNACIONAL

Autores

  • Sérgio de Queiroz Duarte Ministério das Relações Exteriores/ Embaixador

DOI:

https://doi.org/10.12957/synthesis.2022.70874

Palavras-chave:

ordem mundial, segurança internacional, Estados Unidos, Rússia, China.

Resumo

Resumo O artigo analisa as consequências internacionais da agressão militar e invasão da Ucrânia por parte da Rússia, assim como as imbricações para o sistema internacional da crescente rivalidade e competição entre a China e os Estados Unidos. Por um lado, pode-se dizer que a decisão russa se insere numa estratégia mais ampla que visa recompor, até onde possível, os limites territoriais da antiga União Soviética, preservar e possivelmente estender a área de influência russa e barrar o avanço da aliança militar ocidental ainda mais para o leste.  Do outro, tomando emprestado o jargão da informática, poder-se-ia dizer que se uma “Guerra Fria 1.0” caracterizou durante décadas a relação entre os EUA e a URSS e sua sucessora Federação Russa, uma nova fase – a “Guerra Fria 2.0” – passou a abarcar também o crescente enfrentamento político, comercial e militar entre Washington e Pequim.

 

Biografia do Autor

Sérgio de Queiroz Duarte, Ministério das Relações Exteriores/ Embaixador

Embaixador, ex-Alto Representante das Nações Unidas para Assuntos de Desarmamento. Presidente das Conferências Pugwash sobre Ciência e Assuntos Mundiais.

Downloads

Publicado

2022-11-11

Como Citar

Duarte, S. de Q. (2022). GUERRA, ORDEM MUNDIAL E SEGURANÇA INTERNACIONAL. (SYN)THESIS, 15(2), 87–102. https://doi.org/10.12957/synthesis.2022.70874

Edição

Seção

Dossiê 200 Anos de Pensamento Internacional Brasileiro (V. 1): Lugares e Perspectivas