GUERRA, ORDEM MUNDIAL E SEGURANÇA INTERNACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/synthesis.2022.70874Keywords:
ordem mundial, segurança internacional, Estados Unidos, Rússia, China.Abstract
Resumo O artigo analisa as consequências internacionais da agressão militar e invasão da Ucrânia por parte da Rússia, assim como as imbricações para o sistema internacional da crescente rivalidade e competição entre a China e os Estados Unidos. Por um lado, pode-se dizer que a decisão russa se insere numa estratégia mais ampla que visa recompor, até onde possível, os limites territoriais da antiga União Soviética, preservar e possivelmente estender a área de influência russa e barrar o avanço da aliança militar ocidental ainda mais para o leste. Do outro, tomando emprestado o jargão da informática, poder-se-ia dizer que se uma “Guerra Fria 1.0” caracterizou durante décadas a relação entre os EUA e a URSS e sua sucessora Federação Russa, uma nova fase – a “Guerra Fria 2.0” – passou a abarcar também o crescente enfrentamento político, comercial e militar entre Washington e Pequim.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
[Syn]Thesis: Cadernos do Centro de Ciências Sociais está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista [Syn]Thesis pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à [Syn]Thesis , com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.