SUICÍDIO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE SOB A PERSPECTIVA DE GÊNERO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/synthesis.2022.69291

Palavras-chave:

suicídio, gênero, estudos ecológicos, pandemia, infecção pelo Coronavírus.

Resumo

Em contextos de crise, os fatores de risco para o suicídio são exacerbados na população, entre eles, o aumento nas dificuldades para atender aos papéis tradicionais de gênero. O objetivo do estudo é avaliar a tendência de suicídios no Rio Grande do Norte (RN) entre 2011 e 2020, buscando dialogar com a perspectiva de gênero bem como lançar luz sobre as possíveis implicações da pandemia de COVID-19 para os suicídios no estado. Os dados utilizados são do Observatório da Violência da UFRN (OBVIO). A tendência temporal foi avaliada com modelos de regressão binomial negativa. Observou-se tendência ascendente para ambos os sexos, com maior crescimento para as mulheres (RR homens=1,05, p=0001; RR mulheres RR=1,07, p=0001). As maiores taxas de mortalidade por suicídio ocorreram em 2020 (homens=13,17 por 100 mil; mulheres = 3,29 por 100 mil), evidenciando os efeitos da pandemia da COVID-19 e da crise socioeconômica associada.

 

 

 

Biografia do Autor

Karina Cardoso Meira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)/ Professora

Doutora em Epidemiologia em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da FIOCRUZ. Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Jordana Cristina de Jesus, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)/ Professora Adjunta

Doutora em Demografia (Cedeplar/UFMG). Professora Adjunta do Departamento de Demografia e Ciências Atuariais/UFRN.

Weverton Thiago da Silva Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)/

Mestrando em Demografia pelo Programa de Pós-Graduação em Demografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Tecnólogo em Gestão Hospitalar pela UFRN. 

Eder Samuel Oliveira Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/ Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva; Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL/EBSERH/UFRN)/ Enfermeiro

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (UFRN).  Mestre em Saúde Pública (UFRN). Enfermeiro no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL/EBSERH/UFRN).  

Downloads

Publicado

2022-08-01

Como Citar

Meira, K. C., Jesus, J. C. de, Rodrigues, W. T. da S., & Dantas, E. S. O. (2022). SUICÍDIO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE SOB A PERSPECTIVA DE GÊNERO. (SYN)THESIS, 15(1), 71–88. https://doi.org/10.12957/synthesis.2022.69291

Edição

Seção

Dossiê Desafiando Retrocessos: gênero como pauta de enfrentamentos